Rota da Cidadania

Objetivos

  • Incentivar à prática de uma cidadania participativa e colaborativa, assente nos direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes na reflexão crítica sobre a qualidade ambiental da escola e sua envolvente.
  • Mobilizar para a procura e proposta de soluções que visem melhorar a qualidade de vida do município.
  • Valorizar o papel da participação das crianças e jovens, comunidade educativa e sociedade civil nos processos de desenvolvimento, bem como a coerência entre pensamento e ação, participação e cooperação.
  • Promover a mobilidade sustentável.
  • Promover a comunicação, cooperação e coesão entre as escolas do concelho.

Participação do Município

  • Convida/convoca as suas escolas (Eco-Escolas ou não) e dinamiza uma sessão informativa sobre: orçamento participativo, principais linhas orientadoras e prioridades em matéria de sustentabilidade.
  • Traça o percurso da rota e agiliza a deslocação entre escolas de forma sustentável, acompanhando se possível a Rota.
  • Recebe as propostas, realiza uma avaliação técnica e seleciona as que serão debatidas na sessão participativa final.
  • Organiza a sessão participativa final.
  • Zela pela implementação do projeto.

Participação das Eco-Escolas

  • Participa na sessão preparatória da atividade dinamizada pelo município (professores coordenadores).
  • Propõe um projeto de interesse para o concelho orçamentando-o (limiar 1000€). Alunos com a ajuda dos professores- Conselho Eco-Escolas.
  • Desloca-se à outra escola (em rota sustentável) e apresenta o seu projeto.
  • Participa na sessão final no município contribuindo para o debate e votação do projeto a implementar

Participação da ABAE

  • Fornece os testemunhos e materiais a utilizar;
  • Pergaminho para descrição do projeto de cada escola;
  • Faixa para registo da passagem da Rota “Handsprint Commitment” (Mãos pelo ambiente).

 Fases da Rota

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