Islands Diversity for Science Education

Nota: Este projeto destina-se exclusivamente para as ilhas

O Projeto

O IDiverSE é um projeto Erasmus + dedicado a alunos e professores do ensino Básico e Secundário (incluindo, contudo, componentes adaptáveis a qualquer idade e nível de ensino) que junta diversas metodologias inovadoras, tais como o Design Thinking, a Aprendizagem Baseada no Inquiry, a Interdisciplinaridade, a Personal Geography e a avaliação das competências do Séc. XXI.

Os alunos irão percorrer diversas atividades que integrarão todas estas componentes numa abordagem holística dos conteúdos curriculares e estabelecendo um contacto próximo com as suas comunidades tornando o seu trabalho útil, importante e reconhecido. Em cada atividade os alunos irão ainda encontrar a possibilidade de colaborar e comunicar com alunos de diferentes ilhas do planeta, ganhando consciência para problemas relevantes a nível local e global.

O projeto culminará na criação de um Trilho da Ciência, um caminho físico com diversas estações, ou paragens, criados pelos alunos, que visam a consciencialização para tópicos relevantes no âmbito da ciência, cultura local, economia e aspectos sociais da sua comunidade. Os temas das estações serão escolhidos com base em questões locais ou globais que sejam identificadas pelos alunos como pertinentes para o seu contexto.

Em suma, o projeto levará professores e alunos pelos seguintes passos:

•  Descoberta: implementação atividades Baseadas no Design Thinking, Inquiry e Interdisciplinaridade que resultarão em projetos criados com e para a comunidade;
  •  Aventura: Criação de um Trilho da Ciência;
  •  Reflexão: Avaliação contínua com foco nas competências do Séc. XXI;
  • Autodescoberta e exploração artística: Personal Geography – representação artística progressiva da ideia “eu na minha ilha, a minha ilha em mim”.
Qual será o percurso das escolas?

Janeiro a Junho de 2019: Todas as escolas irão implementar pelo menos uma atividade IDiverSE, a ser escolhida juntamente pelos alunos e professores;

Setembro 2019 a Fevereiro 2020: Os alunos, com o apoio dos professores, irão usar a experiência adquirida na implementação das atividades para de forma autónoma criarem as estações do seu trilho da ciência.

Todo o processo de implementação do projeto será acompanhado pela equipa do projeto e seguido de forma minuciosa no âmbito de uma oficina de formação (ainda por ser confirmada), ou outros meios necessários, de forma a que todo o apoio seja oferecido às escolas que integrarem o projeto.

Deverá registar o interesse da sua escola até final de Novembro aqui: http://idiverse.eu/idiverse-schools/

Projeto Desenvolvido Por