Geração Verdão – Trabalhos 2019

Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Idade dos alunos:
9/10 anos

Envolvimento dos alunos:
10 alunos do 4º ano, empenhadamente construíram o texto, escolheram os personagens,idealizaram e confecionaram os adereços e representaram. O grupo foi muito unido e houve muita interajuda na memorização do texto.

Memória descritiva:
O desafio foi apresentado ao grupo do 4º ano. Apresentou-se o filme Geração verdão e o regulamento foi analisado. 10 alunos demonstraram de imediato,interesse em construir o texto. Começaram por consultar o Kit Geração verdão.
Ficaram entusiasmados e de forma espontânea surgiram ideias que foram registando. Depois com a ajuda da educadora, deram forma à peça de teatro. Como o entusiamo era muito, os alunos demonstraram interesse em serem eles os "atores". Cada aluno escolheu o seu personagem enriquecendo-a com novas falas.
Concluido o texto, estipulou-se que os ensaios seriam todas as 6ª feiras, das 16h 30m às 17h30m,(começaram em março).O dia mundial da Terra - dia 22 de Abril, foi o dia escolhido para apresentar a peça de teatr. Os alunos elaboraram convites com papel reciclado por eles e entregaram a toda a comunidade educativa do Centro Social e elementos do Conselho eco escolas.
Vericou-se que o dia 22 de Abril coincidia com segunda feira de Pascoa e que o Centro Social estaria fechado nesse dia e na 6ª feira Santa, então antecipou-se a apresentação do teatro para o dia 18 de abril, que se realizou no salão polivalente do Centro Social às 10h30m.
Na apresentação da peça de teatro estiveram presentes cerca de 200 pessoas.

Título do teatro:
Geração Verdão é a nossa Geração

Guião da peça:

Fotografias:

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.