Geração Verdão – Trabalhos 2019

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

Idade dos alunos:
6 a 9 anos

Envolvimento dos alunos:
Nesta atividade, participaram alunos de todas as turmas da escola, com uma enorme motivação.
Os alunos envolvidos, aproveitavam os intervalos para ensaiarem e aos poucos iam sugerindo ideias que foram aproveitadas para a peça de teatro.
Foram eles que elaboraram as personagens e selecionaram os adereços a utilizar na realização da peça.
Esta atividade foi a que motivou mais os alunos devido aos ensaios e à sua comparação como pequenos atores.

Memória descritiva:
Deu-se início à apresentação da atividade "Geração Verdão" em todas as turmas, servindo de motivação o vídeo da plataforma.
Ao longo de várias aulas foram exploradas atividades do manual do professor "Nós reciclamos".
Nas aulas de Português, os alunos de quarto ano, deram o primeiro início à escrita da peça de teatro recorrendo à técnica de escrita colaborativa, com a orientação da professora. O texto tem por objetivo apelar a uma cultura de reciclagem, sendo o melhor local para dar início a essa tarefa a escola, local onde se passa a primeira cena da peça. A segunda cena passa-se em casa, numa família, de forma a que se comecem a implementar hábitos de reciclar. Alguns alunos do terceiro ano construíram as personagens com os moldes existentes no manual do professor, utilizando cartolina, lã , tintas, cola, entre outros materiais.
Também os alunos do quarto ano escreveram uma pequena canção sobre o tema, que o professor de música de uma turma do primeiro ano começou a ensaiar com os alunos.
Posteriormente foram selecionados alunos de todas as turmas, para darem vida às personagens da peça de teatro.
Após vários ensaios, chegou o dia da filmagem e de concluir a tarefa.

Título do teatro:
Os Escudeiros da Reciclagem

Guião da peça:

Fotografias:

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.