Geração Verdão – Trabalhos 2019

Escola Secundária de Santa Comba Dão (Santa Comba Dão)

Idade dos alunos:
8/9 anos

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos neste projeto todos os alunos da turma do 3.ºAno do Centro Escolar Norte do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, que iniciaram um projeto de recolha seletiva de lixo escolar. Para isso, e após sensibilização para a reutilização de alguns materiais, foram construídos ecopontos, projetados pelos alunos, com caixas de cartão e decorados com material de desperdício. Estes serviram para fazer a seleção dos lixos, dentro da sala de aula, que posteriormente, uma vez por semana foi/é depositado nos ecopontos municipais.

Memória descritiva:
Com a entrada do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão no Programa Eco-Escolas, programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, a turma do 3A do Centro Escolar do Norte, deste Agrupamento, foi convidada a participar com a elaboração e representação de uma peça de teatro da “Geração Verdão em Ação”, visando contribuir para : i) a aquisição de competências relativamente à correta separação e deposição de embalagens; ii) a aprendizagem acerca do importância e prioridades dos “3Rs e III) a exploração do conceito de Economia Circular
Assim sendo, em contexto de sala de aula, e em conjunto com os alunos, delinearam-se ideias e sugestões e por fim partiu-se para a escrita do texto. Foi decidido que todos os alunos da turma participariam na representação. Foi ainda decidido qual o papel a atribuir a cada um. Neste período de tempo foram ainda pintadas e construídas as máscaras, pelos alunos, e construídos os cenários.
Após a escrita do texto, achámos por bem que uma canção final faria sentido. Uma vez que estes alunos nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) têm aula de música e em articulação com os docentes que as lecionam, foi proposto que se utilizasse uma canção original das Edições Convite à Musica, cujo título é “Proteger a Natureza” e para a qual nos foi dada a devida autorização, dos autores, para usar o instrumental da mesma.
Neste trabalho os alunos foram orientados pela professora titular de turma Fernanda Ferreira, em articulação com a professora bibliotecária Ana Isabel Craveiro e professora de música das AEC Cláudia Matos.
Os alunos envolvidos são:
Diana Ferreira Dias
Diogo Santos Varela
Eva Borges Lopes
Gabriela da Conceição Trinchante
Gonçalo Santos Salazar
Inês Rodrigues Tavares
Jayven Veiga Lopes
Jéssica Filipa Fernandes dos Santos
Leonor Leão Cruz
Lucas Martins Luís
Lucas Paixão Gonçalves
Maria João Batista Pereira
Matilde Alexandra Santos Costa
Rafael Luís Madeira
Simão Daniel Matos Santos
Tomás Ferreira Figueiredo
A música e letra foi cedida pelas EDIÇÕES CONVITE à MÚSICA, a quem agradecemos!

Título do teatro:
Uma Terra mais limpa!!!

Guião da peça:

Fotografias:

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.