Geração Verdão – Trabalhos 2019

Escola Básica de S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso)

Idade dos alunos:
A idade dos alunos é entre os 9 e os 11 anos.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos envolveram-se, na criação e desempenho da peça de teatro, de forma entusiasta e muito motivadora. Participaram na construção do guião, nas máscaras e nos eco pontos. Foi gratificante ver todo o empenho e criatividade por parte dos alunos. Gostaram muito desta atividade.

Memória descritiva:
Memória descritiva
Este projeto teve como objetivo principal a criação de uma peça de teatro no âmbito do Programa Eco-Escolas – “Geração Verdão em Ação”.
Devido à necessidade de alertar a população escolar para a importância de separar os resíduos, de modo a se proceder à reciclagem dos mesmos, optou-se por construir uma peça de teatro que abordasse esta temática. Assim, e partindo de uma situação que infelizmente acontece por esta altura nos parques e florestas do nosso país, conseguiu-se ressaltar e recriar de forma lúdica a separação dos resíduos. Apraz dizer que, ao tentar ensinar a personagem principal a reciclar há uma espécie de relembrar não só o conceito de reciclar, mas também a funcionalidade de cada ecoponto. Muitos adultos se irão identificar com uma personagem que surge no final pois, ela sente-se envergonhada uma vez que tinha conhecimentos prévios mas não os colocava em prática, ou seja, não realizava a separação dos resíduos apesar de ter conhecimento da necessidade da mesma.
Deste modo, com a elaboração deste guião pretendeu-se:
- Conhecer /relembrar o que é a reciclagem e qual a sua importância;
- Explorar os 3 R´s;
- Sensibilizar a comunidade escolar para as vantagens da reciclagem;
- Motivar para a adoção de comportamentos adequados, isto é, separar e colocar nos contentores correspondentes de forma a possibilitar o seu correto encaminhamento para a reciclagem.
De salientar que, este projeto teve uma excelente recetividade por parte dos alunos que trabalharam entusiasticamente na elaboração do guião, na construção das máscaras que tiveram em atenção a reutilização de caixas de cereais, na encenação e por fim, na gravação da peça. Nesta gravação foram utilizados diferentes meios, como é o caso de câmaras, telemóveis, tabletes e sistema de som.
Em suma, foi um trabalho gratificante em todos os sentidos, pois os alunos consolidaram conceitos/conhecimentos e adoraram participar na construção das personagens. Foi um trabalho que resultou como o esperado.
Trabalho realizado pelos alunos da turma do 4º Q da Escola Básica de S. Tomé de Negrelos.

Título do teatro:
João Pimpão, o Lixo e sua Separação.

Guião da peça:

Fotografias:

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.