De Geração para Gerações

Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.

Na 10ª edição da Geração Depositrão desafiam-se as escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida, passando as escolas a funcionar como ponto de recolha na sua zona envolvente. As escolas poderão, ainda, participar num conjunto de desafios incluídos nas atividades criativas.

ATIVIDADE DE RECOLHA:

Recolha de todos os tipos de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos, equipamentos informáticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores.

Após a recolha, os resíduos são pesados no centro de consolidação e este peso é comunicado pela ERP Portugal no final de todas as fases de recolha (total de 2), a todas as escolas.

No caso de as escolas terem entidades geminadas, o peso recolhido nestas entidades é somado ao da escola respetiva.

Ex.:

• peso recolhido na escola = 100kg
  • peso recolhido na entidade geminada 1 = 500kg
  • peso recolhido na entidade geminada 2 = 600kg
  • peso total da escola a contabilizar para efeitos de concurso = 1200kg

A avaliação do desempenho das escolas nesta atividade apresenta 2 critérios – peso total e peso por aluno

ATIVIDADES CRIATIVAS:

As atividades criativas visam investigar, divulgar e sensibilizar, para a problemática dos resíduos elétricos e eletrónicos recorrendo aos desafios adequados aos diversos níveis etários.

1. Recriarconstrói o teu Depositrão para REEE e (opcional) o Depositrão para pilhas (todos os graus de ensino)
    Construção de um Depositrão para a recolha de REEE e pilhas, utilizando materiais provenientes de REEE e outros materiais reutilizados.
  2. Upcycling: constrói um brinquedo* reutilizando REEE (todos os graus de ensino)
    Construção de brinquedos os protótipos recorrendo ao uso de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e embalagens, que não devem exceder a dimensão de 1m2.

*entende-se por brinquedo um objeto com o qual uma criança, jovem ou adulto possam interagir .

Em cada uma das atividades criativas existem três escalões:

• 1º Escalão: jardim de infância e escolas de 1º ciclo
  • 2º Escalão: 2º e 3º ciclo
  • 3º Escalão: secundário, profissional e superior

Divulgação na comunidade

mais informações sobre regulamento e prémios brevemente em geraçaodepositrao.abae.pt