O Desafio

A “Rota pela Floresta” pretende constituir-se numa ação catalisadora de sinergias entre as escolas e as suas respetivas autarquias (municípios e freguesias) com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município, com particular enfoque na floresta.
Estrutura-se em torno de uma atividade que visa ainda promover a mobilidade sustentável, e por em prática o exercício da cidadania alertando para os direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes.
Integra-se no projeto “Do CO2 ao O2”.

Como operacionalizar a Rota

A Organização da Rota à escala local deverá ser da responsabilidade do município, recomendando-se igualmente o envolvimento das freguesias.
O município deverá, em articulação com as suas escolas, calendarizar e traçar o percurso, tendo em atenção: as distâncias a percorrer entre escolas, a idade dos alunos, os meios de deslocação e os percursos mais seguros. Recomenda-se, sempre que possível, a passagem pelos espaços florestais do concelho.
Sugere-se ainda que a Rota realize uma paragem para uma atividade de intervenção nos espaços florestais como: limpeza, erradicação de invasoras, plantação ou outra considerada adequada.
Porque se pretende também incentivar uma mobilidade mais segura e sustentável, a Rota deve promover uma pegada carbónica o mais reduzida possível, privilegiando-se os percursos pedestres, em bicicleta ou utilizando outros meios equivalentes.

Quando Realizar

Poderá decorrer em qualquer altura do ano letivo 2017/18. Recomenda-se que se considere a possibilidade de organização durante o mês de novembro associando desta forma a iniciativa à melhor época para plantação, ao Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro) e aos Global Action Days – iniciativa da FEE internacional.

Os Testemunhos

Os testemunhos pretendem motivar sugestões, registar opiniões e simbolizar compromissos relativamente à proteção e gestão sustentável dos ecossistemas em geral e da floresta em particular.
Circularão entre as escolas envolvidas devendo ser entregues pela última escola ao Presidente da Câmara Municipal, ou quem o represente.
Serão constituídos por uma pá, uma bandeira Eco-Escolas e um pergaminho de compromissos que deverá também ser preenchido pelos responsáveis autárquicos.
Os materiais dos testemunhos serão fornecidos pela ABAE.

Como Participar

Podem participar todos os municípios que se comprometam em organizar, em conjunto com a sua comunidade educativa, um circuito entre as escolas do concelho, incluindo as Eco-Escolas e/ou outras organizações da sociedade civil.
As escolas a envolver podem ser de todos os graus de ensino: do jardim de infância ao ensino superior.

Os municípios que pretendam aderir à Rota, deverão inscrever-se aqui

site do desafio

Os municípios participantes deverão realizar no site do desafio a inscrição (para poderem receber os testemunhos) e posteriormente
a colocação de evidências da realização da Rota (mapa do percurso, identificação as escolas e outras entidades participantes,
fotografias dos vários momentos e ecos da Rota na comunicação social.