O Que São os Global Action Days?

Os Global Action Days são uma excelente oportunidade para mostrar ao mundo as diversas ações que diariamente realizamos em prol do ambiente.
Para além da ação o objetivo é também a inspiração e motivação para prosseguirmos neste trabalho sempre inacabado de agir pela sustentabilidade.

Este ano que os Global Action Days foram finalmente assumidos pela Foundation for Environmental Education (FEE) para todos os Programas, procura-se envolver não só as Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente, mas também as autarquias – ECOXXI e Eco-FreguesiasXXI – e ainda os gestores, trabalhadores e utilizadores dos empreendimentos Green Key e das praias, marinas e embarcações Bandeira Azul.

Portugal tem sido há mais de 5 anos o país com maior participação nesta iniciativa e que nunca parou de a realizar com as suas escolas!
Agora, estamos certos que vamos continuar a fazer a diferença com o empenho e colaboração de todos!

Como Participar?

Basta realizar uma ação “hands on”, ou seja na comunidade, na escola, no local de trabalho e divulgar através de fotografias e/ou vídeo + um pequeno texto/artigo.

Entre 22 a 28 de novembro [2ª fase dos GAD]

Aconselha-se que realizem e publiquem as ações antes de dia 26 para serem mais divulgadas.

Como Divulgar?

Existem este ano 4 formas de divulgar e registar as ações!

Divulgar a NÍVEL INTERNACIONAL (escrevendo em inglês se possível, embora não obrigatório)

1 – na página da FEE. Este registo é FUNDAMENTAL e deve ser feito AQUI
2 – no Facebook no grupo internacional  AQUI

Divulgar em PORTUGAL (escrevendo em português)

3 – Na página do Global Action Days da ABAE onde as ações aparecem associadas aos  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável AQUI
Para publicar nesta página deverá registar-se aqui como utilizador.
Serão sorteados prémios nacionais (vouchers Green Key) APENAS entre os coordenadores que publiquem nesta página
4- No facebook, na página do GAD Portugal AQUI  o post será depois republicado no mural desta página

Podem ainda publicarem no Instagram  e marcar essas publicações com os perfis de  @jovens_reporteres  /  @ecoescolas_pt / @abae_fee_portugal

USAR OS HASHTAGS
ao publicar nas redes sociais usem por favor os hashtags

#globalactiondays / #FEEGAD / #GADPORTUGAL

O que fazer no GAD?

Todas as ações são importantes, em especial as que têm mais intervenção na comunidade envolvente.
Uma vez que este ano todos os Programas ABAE se focam no tema Floresta sugeria-se , se possível ações inspiradas neste mote “Do CO2 ao O2”.
Deixam-se algumas ideias/sugestões quer para as escolas quer para outras instituições.

• realizar uma ação, se possível na comunidade (ex: organizar uma exposição, uma manifestação, uma apresentação pública, ação de limpeza e/ou plantação de uma área, uma ação intergeracional, limpeza de um espaço público

• motivar para que todos se vistam de verde nesse dia

• criar uma Brigada da Floresta  com uma ação concreta (limpeza, plantação, Inventariação, recolha de sementes, erradicação de invasoras…etc)

• realizar uma campanha “Juntos pela Floresta

• criar na escola um “painel de compromissos” ou uma “Árvore dos compromissos

• mapear e identificar as “Árvores da minha escola

• participar na Rota pela Floresta, caso o município a esteja a organizar neste período

• lançar uma campanha de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos (Geração Depositrão)

• pôr a funcionar a Brigada da Cantina (Alimentação Saudável e Sustentável)

• cuidar da horta (Hortas Bio)

• alertar para as alterações climáticas

• comunicar com outra(s) escola(s) do concelho, com a freguesia, com o município…

• … e muitas outras ações possíveis.

Municípios e outras instituições que participam nos Programas ABAE:

• iniciar ou aderir à Rota pela Floresta

• organizar uma ação na comunidade relacionada com a floresta: limpeza, plantação, inventariação, recolha de sementes, erradicação de invasoras…etc)

• realizar uma campanha “Juntos pela Floresta”

• organizar uma exposição, uma apresentação pública, uma ação de limpeza e/ou plantação de uma área, uma ação intergeracional, a valorização de um espaço público, a limpeza de uma praia

• alertar para as alterações climáticas

• recuperação de áreas ardidas

• … e muitas outras ações possíveis.

Prémio ABAE

transferirSerãoGAD sorteados vouchers para 2 pessoas (1 ou 2 noites) em unidades hoteleiras Green Key. Destinam-se aos professores coordenadores Eco-Escolas ou Jovens Repórteres para o Ambiente que realizaram e partilharam as suas atividades em cada um dos dois períodos Global Action Days (novembro e abril).