De Geração para Gerações

Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.

Na 10ª edição da Geração Depositrão desafiam-se as escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida, passando as escolas a funcionar como ponto de recolha na sua zona envolvente. As escolas poderão, ainda, participar num conjunto de desafios incluídos nas atividades criativas.

ATIVIDADE DE RECOLHA:

Recolha de todos os tipos de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos, equipamentos informáticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores.

Após a recolha, os resíduos são pesados no centro de consolidação e este peso é comunicado pela ERP Portugal no final de todas as fases de recolha (total de 2), a todas as escolas.

No caso de as escolas terem entidades geminadas, o peso recolhido nestas entidades é somado ao da escola respetiva.

Ex.:

• peso recolhido na escola = 100kg
  • peso recolhido na entidade geminada 1 = 500kg
  • peso recolhido na entidade geminada 2 = 600kg
  • peso total da escola a contabilizar para efeitos de concurso = 1200kg

A avaliação do desempenho das escolas nesta atividade apresenta 2 critérios – peso total e peso por aluno

ATIVIDADES CRIATIVAS:

As atividades criativas visam investigar, divulgar e sensibilizar, para a problemática dos resíduos elétricos e eletrónicos recorrendo aos desafios adequados aos diversos níveis etários.

1. Recriar: constrói o teu Depositrão (todos os graus de ensino)
  2. Criar a Mascote Carga Máxima: reutilização de materiais para recriar a personagem Carga Máxima, com a altura máxima de 1,50m (JI e 1º ciclo).
  3. BD Carga Máxima na Floresta: 6 vinhetas de BD numa folha A2, em que a Carga Máxima protege a Floresta com a ajuda dos restantes membros da Equipa dos REEE, apelando à perigosidade de deixarmos as pilhas usadas em qualquer sítio (substâncias nocivas). Apenas para o 2º ciclo.
  4. Filme de animação sobre “O Carga Máxima protege a Floresta”: máximo de 2 minutos, dedicado à perigosidade de deixarmos as pilhas usadas em qualquer sítio (substâncias nocivas), nomeadamente abandonadas na Floresta (apenas para escolas do 3º ciclo até ao superior).
  5. Em todas as atividades serão premiadas 3 escolas e 5 alunos de cada escola.

E se não for uma Eco-Escola? Posso participar?

As escolas que não são Eco-Escolas, podem participar na atividade de recolha, desde que, pelo menos uma escola do agrupamento esteja inscrita no Programa Eco-Escolas 2017-18.
Os prémios a serem atribuídos, serão os mesmos disponibilizados à rede Eco-Escolas.
Inscreva-se AQUI!