O Desafio

A “Brigada da Floresta”  tem como principal objetivo conhecer e agir pela proteção dos ecossistemas existentes na escola e no território envolvente, dando particular importância à floresta.O desafio lançado às escolas +será o de criarem as “Brigadas da Floresta” constituídas maioritariamente por crianças e jovens.

O que faz a Brigada da Floresta

As propostas de atividades são diversas.
Cada escola deverá selecionar e/ou acrescentar as que considera mais adequadas à sua realidade.

Sugerem-se como ações:

• recolha de sementes e criação de viveiros;
  • pesquisa e identificação das árvores do recinto escolar;
  • mapeamento do ordenamento do território na freguesia com identificação das áreas de floresta, agricultura e outras;
  • adoção de uma área florestal/ área verde perto da escola;
  • realização de ações periódicas de manutenção e valorização do espaço adotado como: limpeza, reflorestação, erradicação de invasoras, utilização, reparação ou criação de equipamentos lúdico-desportivos;
  • criação e realização de uma campanha sobre prevenção de incêndios;
  • participação em projetos de reabilitação de áreas ardidas;
  • participação na rota pela floresta em articulação com o município
  • e outras…

Cada Brigada planeará a sua ação na escola e comunidade envolvente, adotando se possível, um espaço natural próximo da escola.

Como Participar

A atividade destina-se a todas as escolas, de todos os graus de ensino, inscritas no Programa Eco-Escolas.

Para participar no Brigada da Floresta, o (a) professor(a) coordenador(a) deverá registar a adesão ao projeto na plataforma Eco-Escolas a partir de 15 de outubro de 2017.

Apoios

A ABAE, que candidatou esta iniciativa no âmbito do projeto “Do CO2 ao O2” , ao Fundo Ambiental – “Apoiar uma Nova Cultura Ambiental”, planeia apoiar as escolas participantes, nomeadamente com a distribuição de materiais facilitadores das ações a realizar pelas Brigadas. Serão ainda distinguidas e premiadas as melhores Brigadas da Floresta 2018.