Os Global Action Days ou Community Action Days visam dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas Eco-Escolas e pelos Jovens Repórteres para o Ambiente em todo o mundo, motivando para que durante as semanas de 5 a 15 de novembro e 20 a 30 de abril, comuniquem e divulguem algumas das muitas ações que realizam em prol do ambiente.

A divulgação das ações realizadas ou a realizar nesta semana deverá ser feita da seguinte forma:

• Publicação no site dos Global Action Days das atividades desenvolvidas, através de login próprio e articulando cada atividade com os respetivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Opcionalmente podem ainda:

• Partilhar a atividade na página do Facebook Global Action Days Portugal com o hastag #GlobalActionDaysPortugal
  • Partilhar a publicação no grupo internacional Global Action Days Facebook, se possível em Inglês para que possa ser entendido globalmente
  • Registar na página internacional dos Global Action Days: o nome da escola e quantas pessoas foram envolvidas
  • Divulgar em outros meios adequados (site ou blog da Escola, jornais locais, etc.)

NOTA: todos os professores que publicarem as suas atividades no site dos Global Action Days, ficarão habilitados a sorteio de voucher de um empreendimento Chave Verde.
Os sorteios decorrerão no Seminário Eco-Escolas 2017, a 22 de janeiro em Ìlhavo (GAD novembro) e no Galardão Eco-Escolas 2017 (GAD abril).

O que fazer no GAD? Várias sugestões

Todas as ações são importantes! A ideia é dar a conhecer várias ações e projetos que as Eco-Escolas e os Jovens Repórteres para o Ambiente realizam no seu dia-a-dia, em especial as que têm mais intervenção na comunidade escolar e/ou envolvente:

• comunicar com outra(s) escola(s) do concelho
  • realizar uma ação, se possível na comunidade (ex: organizar uma exposição, uma manifestação, uma apresentação pública, ação de limpeza e/ou plantação de uma área, uma ação intergeracional)
  • lançar uma campanha de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos (Geração Depositrão)
  • pôr a funcionar a Brigada da Cantina (Alimentação Saudável e Sustentável)
  • cuidar da horta (Hortas Bio)
  • registar a biodiversidade em torno da escola (Biodiversity4all 2017)
  • alertar para as alterações climáticas
  • criar na escola um “painel de compromissos”
  • motivar para que todos se vistam de verde nesse dia
  • hastear a bandeira Eco-Escolas e celebrar o Dia Eco-Escolas
  • partilhar o que se pretende fazer e, posteriormente, o resultado da ação, publicando fotografia(s) ou vídeo e um pequeno texto, de preferência em inglês
  • … e muitas outras ações possíveis.

Prémio ABAE

transferirSerãoGAD sorteados vouchers para 2 pessoas (1 ou 2 dias) em unidades hoteleiras Green Key. Destinam-se aos professores coordenadores Eco-Escolas ou Jovens Repórteres para o Ambiente que realizaram e partilharam as suas atividades em cada um dos dois períodos Global Action Days (novembro e abril).