De Geração para Gerações

Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.

Na 9ª edição da Geração Depositrão desafiam-se as escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida, passando a escola a funcionar como ponto de recolha na zona envolvente. Poderão, ainda, participar num conjunto de desafios incluídos nas atividades criativas.

ATIVIDADE DE RECOLHA:

• Recolha de todo o tipo de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores.
    Nota: esta atividade é obrigatória para todas as escolas inscritas no “Geração Depositrão 9” exceto na Região Autónoma da Madeira.

E se não for uma Eco-Escola? Posso participar?

As escolas que não são Eco-Escolas, podem participar na atividade de recolha, desde que, pelo menos uma escola do agrupamento esteja inscrita no Programa Eco-Escolas 2016-17.
Os prémios a serem atribuídos, serão os mesmos disponibilizados à rede Eco-Escolas.
Inscreva-se AQUI!

ATIVIDADES CRIATIVAS:

1. Recriar: constrói o teu Depositrão, com alusão ao nariz vermelho e recolha solidária (todos os graus de ensino)
  2. T-shirts Geração Depositrão com mensagem solidária (1º ciclo)
  3. Reutilização criativa: exposição de resíduos decorados com a mensagem Operação Nariz Vermelho (2º e 3º ciclos)
  4. Reportagem fotográfica sobre a reciclagem de equipamentos e pilhas na comunidade (ensino secundário, profissional e superior)

Geminação na Geração Depositrão

O projeto Geração Depositrão desenvolvido nas Eco-Escolas pela ERP Portugal, pretende continuar a alargar o âmbito de envolvimento das Eco-Escolas na comunidade, incentivando a cooperação com outras instituições na área de influência da escola: Juntas de Freguesia, Bombeiros, Centros de Saúde, Lares, Centros de Dia, Escuteiros, Associações Juvenis, etc..

O processo de geminação implica que as escolas nos indiquem pontos de recolha locais (Juntas de Freguesia, centros de saúde, lares, casa de repouso, etc.), cujo peso será contabilizado no seu total e traduzido em prémios.

• Para aderir a esta iniciativa, cada escola inscrita na Geração Depositrão 9, deverá concretizar a geminação indicando os pontos de recolha locais. Para isso deverão:
  • Preencher a ficha de inscrição para a Geração Depositrão 9 neste link e solicitar os pedidos de recolha em nome das instituições/entidades associadas para filipa.moita@erp-recycling.org ou 21 911 96 30.
  • Recomenda-se que, se possível, a escola construa um Depositrãodepósito para pilhas e/ou outra informação que considere adequada, para entregar na entidade parceira assinalando desta forma mais claramente a parceria e a intenção de recolha.
    Nota:  a atividade de construção do Depositrão poderá também concorrer na atividade criativa RECRIAR

A logística da ERP Portugal recolherá os resíduos existentes, sendo os mesmos pesados e o respetivo peso é contabilizado para a escola para efeitos de concurso. Este procedimento poupará às escolas que tiverem parceiros a necessidade de tratar da logística de levar os resíduos até às suas instalações, facilitando o processo e aumentando os índices de resíduos corretamente tratados.

As escolas geminadas apresentam a vantagem de aumentar a capacidade de armazenamento (mais pontos de recolha) e não se preocuparem em arranjar transporte dos resíduos até às suas instalações para serem contabilizados para efeitos de concurso,

O peso total recolhido pela escola e pelo parceiro geminado será traduzido em prémios.