EduCO2cean

O projeto EduCO2cean tem como objetivo gerar um modelo pedagógico Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), com potencial para ser aplicado em toda a União Europeia e permitir a comunicação com a sociedade para a importância da pesquisa sobre os impactes e mitigação das mudanças climáticas no mar, com especial ênfase no Oceano Atlântico e no Mar Báltico.

O projeto propõe o desenvolvimento de competências-chave necessárias para a criatividade, melhorar a necessidade de aumentar a consciência sobre a relevância da frente de pesquisa de comunicação sobre as alterações climáticas e a sustentabilidade dos oceanos e para a promoção do espírito científico empreendedor necessário para a transferência para a sociedade da importância deste conhecimento.

O Projeto EduCO2cean assenta sobre 8 tópicos:

1. Alterações climáticas em diferentes escalas de tempo
  2. Ecossistemas marinhos e alterações climáticas
  3. Impacte das alterações climáticas na pesca marítima, aquacultura e segurança alimentar
  4. Impactes das alterações climáticas nas espécies marinhas invasoras
  5. Outros impactes das alterações climáticas: acidificação, microplásticos e fertilizantes
  6. Alterações climáticas e gestão costeira na adaptação às alterações climáticas
  7. Mitigação das alterações climáticas I – energias renováveis marinhas
  8. Mitigação das alterações climáticas II – captura e armazenamento de carbono

O projeto desenvolve-se no ano letivo 2016/17 e 2017/18, para alunos com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos.

Encontram-se abertas as inscrições para os concursos de curtas-metragens e de infografias, cujos prémios serão entregues no dia 20 de Maio de 2017, Dia Europeu do Mar.

Mais informação em: http://aspea.org/