Projeto 2017

O desafio UHU surge de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional.

A inspiração vem do “mocho UHU” ou bufo-real (a maior ave de rapina nocturna da Europa) que emite o som uhuuu e que habita também a floresta onde se localiza a fábrica da UHU na Alemanha. Esta iniciativa visa alertar para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular.

Assim, com a missão de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável através de projetos e atividades através do desenvolvimento da literacia ambiental das crianças e jovens esta parceria lança agora o Desafio UHU de modo a aprofundar o conhecimento e a divulgação do tema da Biodiversidade.

• Aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade em Portugal
  • Incentivar a investigação de temáticas relacionadas com a biodiversidade, ecodesign e consumo sustentável
Destinatários

O desafio está dividido em dois escalões nos quais podem participar as escolas com os seguintes níveis de ensino:

• 1º escalão: Jardins-de-Infância e 1º ciclo do ensino básico
  • 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

São propostos dois desafios/ atividades:

• Photo Wall – Bufo-real e a biodiversidade (prémios para os melhores trabalhos)
  • Rota Postal – “Histórias da biodiversidade”
Prazos
  • Inscrição: deve ser feita na plataforma Eco-Escolasaté 31 de janeiro
  • Apresentação do trabalho “Photowall – Bufo-real e a biodiversidade”: até dia 31 de maio
  • Rota postal “História da biodiversidade”: 1 semana em cada escola. Termina a 2 de junho
  • Entrega dos prémios: dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas (em setembro)
Descritivo das Atividades
1 – O Bufo-Real e a biodiversidade | Photo wall

Propõe-se a produção de um painel, com recurso a colagens, com a representação de um o Bufo-real, para ser posteriormente utilizado como photo wall (no qual as crianças/jovens surgirão como Bufo-real e, eventualmente, na pele de outras espécies que queiram apresentar).

Dimensão mínima: o painel deve ter pelo menos 2,5m de largura, deve ser dado destaque ao Bufo-real.
Apresentação do trabalho a concurso: colocar na Plataforma das Eco-Escolas até 6 fotografias do photo wall, assim como a memória descritiva da sua elaboração.

2 – Rota Postal: “Histórias da Biodiversidade”
Quem conta um conto, acrescenta um ponto…e um personagem da biodiversidade nacional.

Este desafio tem como objetivo principal estimular a criatividade dos jovens através da escrita.

Num caderno, entregue pelo Eco-Escolas, deve ser iniciado um conto pela primeira escola. As seguintes escolas, deverão dar continuidade à história, juntar um personagem da biodiversidade nacional e ainda ilustrar com desenhos, colagens ou até fotografias, o excerto do conto redigido.

O caderno irá circular pelas escolas aderentes (geminação entre 3/4 escolas de diferentes regiões do país).

Todas as escolas inscritas na atividade UHU serão incluídas na Rota Postal.

Os trabalhos que resultarem da Rota Postal da Biodiversidade serão expostos no Dia das Bandeiras Verdes 2017.

Para participar:

• Iniciar, dar continuação ou finalizar um conto sobre a biodiversidade portuguesa.
  • Cada escola pode utilizar até 10 páginas do caderno para a escrita do seu excerto do conto e ilustração do mesmo.
  •  1 página para identificação da escola e assinaturas dos participantes.

Notas:
– a atividade decorre no 3º período devendo estar concluída a 2 de junho (data de regresso dos livros à ABAE)
– cada escola poderá ter o livro durante no máximo uma semana, antes de o enviar para o próximo destino.