GLOBAL ACTION DAYS – Dias internacionais Eco-Escolas

Os Global Action Days (anteriormente designados por World Days of Action) visam dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas Eco-Escolas em todo o mundo motivando para que durante estas semanas (9 a 15 de novembro e 18 a 22 de abril) comuniquem e divulguem alguma das muitas ações que realizam em prol do ambiente.

Este ano, devido a reformulações nas paginas web da coordenação internacional não existe contudo uma página para inscrição e divulgação das ações como anteriormente, tendo sido por isso criado um grupo no Facebook ao qual se solicita que adiram e publiquem as vossas ações. A coordenação nacional foi de certa forma surpreendida por esta mudança de procedimentos não tendo sido possível para já, para o GAD de novembro, criar em tempo útil um local alternativo de publicação para além das redes sociais. No entanto, em abril, caso se mantenha a mesma situação a nível da coordenação internacional teremos ativa uma página associada à plataforma Eco-Escolas.

Assim sendo, vimos desta forma apelar a que divulguem e publiquem as vossas ações realizadas ou a realizar nesta desta semana, da seguinte forma:

1. registo na página internacional mencionado a escola e número de alunos a envolver;
  2. publicação na página do Facebook Global Action Days Portugal indicando o nome da Eco-Escola a que se refere e assinalando se possível a publicação com #globalactiondaysportugal;
  3. partilha no grupo do Facebook gerido pela coordenação internacional, da ação realizada

Nota importante: todos os professores que partilharem na página Global Action Days Portugal, mencionando o nome da escola, ficarão habilitados a um sorteio (voucher de um empreendimento Chave Verde).

O que fazer no GDA? Várias sugestões

A ideia é dar a conhecer as várias ações e projetos que as Eco-Escolas realizam no seu dia-a-dia em especial os que tem mais intervenção na comunidade escolar e/ ou envolvente:

• comunicar com outra(s) escola(s) do concelho…
  • realizar uma ação se possível na comunidade (ex: ação de sensibilização; ação de limpeza, partilha intergeracional) ou apenas dar eco de uma atividade Eco-Escolas (ex: cuidar da horta; realizar um pic-nic; percurso pedestre)
  • alertar para as alterações climáticas
  • recolher sugestões sobre formas de incrementar a mobilidade sustentável na escola e na região
  • criar na escola um “painel de compromissos”
  • motivar para que todos se vistam de verde nesse dia
  • hastear a bandeira Eco-Escolas
  • partilhar – o que pretendem fazer e, posteriormente, o resultado da ação, publicando fotografia(s) vídeo e um pequeno texto de preferência em inglês

NOTA: pode publicar na página Global Action Days Portugal e partilhar no grupo Global Action Days internacional – ou vice versa

Prémio ABAEGAD
  • oferta de Voucher de 1 ou 2 dias para 2 pessoas em Empreendimentos Green Key.

Serão sorteados vouchers para 2 pessoas (1 ou 2 dias) em unidades hoteleiras Chave Verde. Destinam-se aos professores coordenadores Eco-Escolas que realizaram atividades em cada um dos dois períodos Global Action Days (novembro e abril).

transferirUnidades aderentes: