O desafio “Eco-repórter da Energia” visa a motivar para a realização de trabalhos de reportagem em torno do tema energia, na região em que se localiza a escola.

Propõe-se a realização de um conjunto de investigações locais em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia. Os temas poderão ser diversos: das energias renováveis, aos hábitos de consumo; dos hábitos de mobilidade às implicações em termos de alterações climáticas.

Os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo, ou as consequências resultantes da sua utilização, são exemplos da multiplicidade de enfoques em que pode incidir a investigação do eco-repórter da energia.

O importante é encontrar um tema-problema que possa ser investigado a nível local, através de entrevistas, inquéritos, medições, etc.

O objetivo é dar a conhecer casos e exemplos concretos relevantes a nivel local/regional.

As peças jornalísticas produzidas, destinar-se-ão à comunicação social local, regional, nacional ou internacional (internet).

As palavras-chave são: energia, investigação local e reportagem.

As inscrições podem ser feitas através da plataforma Eco-Escolas até ao dia 31 de Janeiro.