Objetivos

Sensibilizar e educar as crianças e jovens envolvidos para a necessidade de preservação da biodiversidade, valorizando o nosso património natural.
Conhecer e inventariar diferentes espécies de animais, plantas e cogumelos do território português.
Dar a conhecer e utilizar a Plataforma Biodiversity4all (www.biodiversity4all.com) como ferramenta de trabalho.

Em que consiste

O desafio consiste em aprender a observar, registar e conhecer a biodiversidade que nos envolve,fazendo a inventariação da biodiversidade existente, preferencialmente no recinto da escola, na área envolvente, ou na região. A escolha das espécies registadas será feita pelos participantes. Não há um limite máximo de observações.

Recomenda-se que a atividade seja feita também, se possível, em modo saída de campo para celebração por exemplo do WorldDaysofAction (7 de novembro e 22 de abril); Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro) ou Dia da Biodiversidade (22 de maio), podendo também ser na semana em torno dos mesmos, ou noutra altura que os professores considerem apropriada.