Alimentação Saudável e Sustentável

– Desafios 2015/16

EM QUE CONSISTE

Este desafio pretende motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável por forma a que estes estejam recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia. Um dos produtos finais que se pretende é a proposta de ementas sazonais que possam vir a ser adotadas pelas escolas, solicitando-se por isso a elaboração de ementas para uma refeição completa de almoço, que sejam uma referência saudável e sustentável para apresentar à restante comunidade e que sejam reproduzíveis na cantina da escola. As ementas deverão ser pensadas pelos alunos, após um trabalho de pesquisa acerca das frutas e vegetais das diferentes épocas e da sua região. Também se pretende que os alunos saibam calcular o balanço nutritivo da mesma. Serão escolhidas as melhores ementas de cada região, para irem a provas regionais.

O projeto decorrerá em várias fases, e propõe diversos desafios destinados a 3 escalões etários: do jardim de infância ao ensino superior.

Poderão candidatar-se todas as escolas da Rede Eco-Escolas sendo que existem três categorias de participação.

1. Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico (participam apenas nas fases 1 e 2).
  2. 2º e 3º ciclos do ensino básico.
  3. ensino secundário, profissional e universitário.
Nota: Cada escola poderá ter no máximo 3 grupos a concurso, correspondentes aos 3 escalões.

Projeto de parceria

agrobio_logo

LOGOabaeEE_png[vc_single_image image=”1841″ img_size=”full”]

Colaboram no projeto