Programa Eco-Escolas

O Eco-Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação que se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior). A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

O Programa desenvolve ainda um diversificado conjunto de iniciativas para a rede sob a forma de projetos, desafios e concursos às quais as escolas inscritas poderão aderir.

O apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do Programa Eco-Escolas são realizados pela ABAAE com o apoio da Comissão Nacional(*), Eco-Escolas e dos municípios onde se localiza a escola.

(*) Fazem parte da Comissão Nacional as seguintes instituições: APA, DGE, DGEstE (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo , Algarve), DRAAC Madeira; DRAAC Açores, ADENE, ICNBF, EMEPC.

Qualquer dúvida ou esclarecimento podem contactar para:
213942746 ou ecoescolas@abaae.pt;
Coordenadora Nacional: Margarida Gomes - margaridagomes@abaae.pt; 935373716.

Vídeos em Destaque

• Reportagem sobre Eco-Escolas realizada pelo Programa Sociedade Civil da RTP2.
    In RTP2 - Sociedade Civil.

• Os 7 passos da metodologia do Programa Eco-Escolas.
    Video realizado pela coordenação das Eco-Escolas na Malásia (WWF Malásia) e legendado em português.

Projetos / Desafios / Concursos para a rede Eco-Escola em 2023-2024

Concursos Concelho de Lisboa

Espaços Exteriores | Geodiversidade

Hortas Bio nas Eco-Escolas