Escola EBI/JI Frei Manuel Cardoso

Breve descrição

Grau de ensino: Jardim de Infância; 1º Ciclo; 2º Ciclo; 3º Ciclo; Secundário

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

No final do ano letivo 2018/2019 foi feita uma exposição com trabalhos realizados pelos alunos dos vários ciclos e de trabalho colaborativo de várias disciplinas.

Em comemoração do "Dia do Ambiente",Os alunos do Clube de Artes/ Ecoescolas realizaram uma saída de campo com um passeio no rio Tejo (Vila Velha de Rodão).

Os alunos envolvidos no Domínio de Autonomia Curricular, na disciplina de Geografia e H.G.P. realizaram uma exposição de Rosas dos Ventos utilizando materiais recicláveis.

Os alunos do 7.º ano de escolaridade com a professora de Físico-Química dinamizaram uma horta biológica com ervas aromáticas e morangueiras para serem utilizadas na cozinha da escola.

Para comemorar o "Dia da Terra", 22 de março de 2019, os alunos procederam à limpeza do espaço exterior da escola, arborizado no ano letivo 2017/2018.

No dia 21 de março de 2019, "Dia Mundial da Árvore" e "Dia Internacional da Floresta", os alunos colocaram bebedouros e ninhos para os pássaros no espaço exterior da escola.

No dia 14 de março de 2019, o Agrupamento assinalou o "Dia Internacional do PI" com uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos com material reciclado.

O Agrupamento aderiu ao Concurso Reciclagem - "Separa e Ganha" da Valnor.

Desfile de Carnaval - os fatos dos alunos deste Agrupamento (Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos) foram elaborados com materiais reciclados.

O Clube de Saúde em parceria com o Ecoescolas, dinamizou para os alunos do 2.º ciclo, ações de sensibilização referentes à utilização e poupança da água da rede pública.

Os Delegados Ambientais do Eco-escolas no dia 21 de fevereiro de 2019, realizaram uma visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Estremoz. Visitaram uma exposição subordinada ao tema "A Terra um planeta dinâmico" e participaram em algumas atividades relacionadas com a biodiversidade.

No âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (D.A.C.) ,no dia 19 de fevereiro de 2019, o Dr. Nuno Sequeira, do Parlamento dos Jovens deu uma palestra subordinada ao tema "Alterações Climáticas - salvar os Oceanos" para os alunos de H.G.P. do 5.º ano, Geografia de 7.º ano e delegados ambientais.

No âmbito do tema "Alimentação Saudável" o Ecoescolas associou-se ao Clube de Saúde que promoveu ações de sensibilização e acompanhamento da composição dos lanches que os alunos trazem de casa, ações de formação realçando o binómio alimentação/exercício físico e deu o seu contributo na Informação nutricional das ementas do refeitório escolar.

Natal 2018 - A Biblioteca Escolar dinamizou um concurso de "Estrelas de Natal" para toda a comunidade escolar, o EcoEscolas participou com uma estrela de Natal construída com material reciclado.
O Ecoescolas (através dos seus delegados ambientais) associou-se ao Clube de Artes e elaboram uma árvore de Natal e decorações de Natal, reciclando vários tipos de materiais.

No dia 11 de novembro de 2018, o 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Fronteira, dinamizou a " A Feira dos Sabores" com a venda de produtos frescos/regionais envolvendo toda a comunidade local.

Toda a comunidade escolar participou na decoração do espaço da escola utilizando alguns materiais recicláveis, assinalando assim o Halloween.

No mês de outubro de 2018, decorreram diversas ações de sensibilização subordinadas ao tema - "Valorização e Tratamentos de Resíduos Sólidos", promovidas pela Valnor e direcionadas a todos os alunos do agrupamento (Pré-escolar, 1º ,2º e 3º ciclos).

O Agrupamento de Escolas de Fronteira assinalou o "Dia da Alimentação Saudável" com um "Festival das Sopas", no dia 16 de outubro de 2018.

Os Delegados Ambientais elaboraram o Eco-Código.

Para comemorar o Dia Mundial da Terra os alunos realizaram uma corrida com os carros de rolamento que construíram, com materiais reciclados, na aula de Educação Tecnológica.

No dia Mundial do Ambiente foi içada a Bandeira do Eco-escolas no agrupamento pelos alunos do 6º ano.

Os alunos do 7º A reproduziram o Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros em maqueta, com diversos materiais, que foram apresentadas na Semana Cultural do Agrupamento e que decorreu entre os dias 28 e 30 de maio de 2018.

O Agrupamento comemorou o Dia da Europa (9 de maio de 2018) com uma visita ao Centro de Ciência do Café em Campo Maior, no qual participou nalgumas das atividades desenvolvidas em contexto lúdico/pedagógico com o objetivo de aproximar a Europa dos cidadãos.

Os alunos realizaram ninhos para os passarinhos nas aulas de Educação Tecnológica e distribuíram nos pelo espaço escolar no Dia do Eco-Escolas.

Os Delegados Ambientais do Eco-escolas no dia 30 de abril de 2018 visitaram o Parque Ambiental de St.ª Margarida e participaram em algumas atividades relacionadas com a água e a biodiversidade.

Relacionado com o tema "Alimentação Saudável" foram realizadas ações junto dos alunos do 3º ciclo de escolaridade com o tema "Obesidade na Adolescência" apresentado pela Nutricionista Dr.ª Andreia da Farmácia Vaz de Cabeço de Vide e em parceria com o Clube de Saúde do Agrupamento.

Para a assinalar o início da Primavera a Biblioteca Escolar dinamizou um concurso de "Espantalhos" construídos com materiais recicláveis.

No dia 21 de março assinalou-se o "Dia da Árvore" com a plantação de 6 árvores de fruto no espaço exterior da escola, com a colaboração da Junta de Freguesia de Fronteira.

No âmbito do Projeto "Alimentação Saudável" foram realizadas ações com os alunos do Pré-escolar do Agrupamento.

A Turma do 7º ano de escolaridade, na disciplina de Educação Tecnológica, construiu carros de rolamentos, reaproveitando diversos materiais para a sua construção.

Desfile de Carnaval - Todos os fatos dos alunos do Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos foram elaborados com materiais recicláveis.

Para comemorar o dia da Terra - 22 de abril - a Turma do 7º de escolaridade, realizou uma exposição "Sistema Solar" com trabalhos elaborados pelos alunos na disciplina de Físico Química.

No Agrupamento de Escolas de Fronteira assinalou-se o Dia Internacional do PI- 14 de março.

Natal 2017/2018 - Elaboração de uma árvore de Natal no exterior da escola em material reciclado. Participação no concurso de "Pais Natal" da BE com um Pai Natal do Clube Eco-Escolas.

Para os alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos foram dinamizadas ações da VALORMED "Missão Ambiente" pela farmácia Costa Coelho de Fronteira.

Relacionado com o tema Alimentação Saudável, realizaram-se ações de sensibilização direcionadas aos alunos do 2º e 3º ciclos com o tema "Leitura de Rótulos Alimentares" e em parceria com o Clube de Saúde. Estas ações foram dinamizadas pelas técnicas da Farmácia Vaz de Cabeço de Vide.

No dia 11 de novembro de 2017 realizou-se a " A Feira dos Sabores" para toda a comunidade local.

No dia 16 de outubro de 2017 comemorou-se o dia Mundial da Alimentação, com a atividade da Sopa Solidária e em parceria com o Projeto Educação para a Saúde.

Relacionado com o tema Alimentação Saudável, os Delegados Ambientais realizaram uma saída de campo às instalações da unidade fabril Dardico, em Avis, no dia 13 de junho de 2017, para conhecerem todos os procedimentos a ter na congelação dos vegetais e de alguns frutos.

No dia 14 de junho decorreu a Palestra - Sensibilização para a Reciclagem (Pré-escolar), promovida pelo Eco-escolas e dinamizada pela Dra. Sandra Pedrogam da Valnor, desta vez direcionada para os alunos do pré-escolar da nossa escola.

No dia 5 de junho comemorou-se o Dia do Ambiente e o Dia Eco-Escolas, com a elaboração de um cartaz alusivo à proteção do ambiente.

Os delegados ambientais, juntamente com a contribuição dos alunos dos diferentes anos de escolaridade do agrupamento (pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos), elaboraram o Eco-Código, tendo como base os temas Eco-Escolas – água, energia, resíduos e alimentação saudável, traduzindo-se assim, o código de conduta ambiental da nossa escola.

O Eco-escolas e o Clube da Saúde do Agrupamento organizaram a "Caminhada pela Saúde e pelo Ambiente", no dia 3 de maio para os alunos do 2º e 3º ciclos.

Relacionado com o tema Alimentação Saudável, os Delegados Ambientais fizeram um levantamento sobre a quantidade de açúcar existente nas bebidas (sumos, iogurtes e leites achocolatados) no bar da escola, de modo a alertar os alunos para o consumo excessivo de açúcar.

No âmbito da comemoração do Dia da Europa, 9 de maio, foram hasteadas no exterior da escola, as três bandeiras: Eco-escolas, Nacional e da União Europeia, resolvendo um ponto fraco da avaliação da nossa escola.

No dia 22 de abril comemorou-se o Dia da Terra, com a elaboração de marcadores com slogans e imagens alusivas à proteção do Planeta Terra.

O Eco-escolas em colaboração com a Quercus participa na campanha de recolha de rolhas de cortiça.

No âmbito do Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional da Floresta, no dia 21 de março de 2017, o Ecoescolas comemorou o dia com o ato simbólico da plantação de uma árvore no espaço exterior da escola.

Decorreu no átrio no nosso Agrupamento, entre os dias 20 e 24 de março de 2017, a exposição alusiva à temática "Redução da Biodiversidade", cedida pela Quercus.

Decorreu no átrio da escola, no dia 14 de março de 2014, a comemoração do Dia Internacional do PI, co-promovido pela disciplina de Matemática e pelo Ecoescolas.

No dia 24 de fevereiro de 2017, decorreu pela vila de Fronteira, o Desfile de Carnaval do nosso agrupamento, no qual participaram trajes elaborados com materiais reciclados.

O Ecoescolas juntamente com a Valnor, promoveu no dia 17 de fevereiro, uma palestra de sensibilização para a necessidade de fazer a Reciclagem.

No dia 6 de janeiro de 2017, o representante da Quercus, Nuno Sequeira, realizou uma palestras no Agrupamento dirigidas a alunos de 8º, 9º e ensino vocacional básico, de acordo com as temáticas dos "Impactos Alimentares e Alimentação Saudável".

No âmbito do projeto "GERAÇÃO DEPOSITRÃO", O Ecoescolas promoveu entre a comunidade escolar a campanha de recolha de pilhas, lâmpadas usadas e eletrodomésticos em fim de vida útil.

A Biblioteca Escolar dinamizou um concurso de "Presépios 2016" para toda a comunidade escolar, o EcoEscolas e o Clube de artes realizaram as decorações de Natal, reciclando vários tipos de materiais.

O Agrupamento de Escolas de Fronteira, através da Biblioteca Escolar, organizou no dia 11 de novembro de 2016 " A Feira dos Sabores" para toda a comunidade local.

No âmbito do Projeto "Alimentação Saudável", nos dias 9 e 10 de novembro de 2016, decorreu a primeira verificação dos lanches dos alunos do 1º ciclo do Agrupamento.

Em comemoração do Halloween, toda a comunidade escolar participou na decoração do espaço escolar utilizando alguns materiais recicláveis.

Teve lugar no nosso agrupamento a atividade "SOPA SOLIDÁRIA", organizada pelo 1º ciclo, no dia 17 de outubro de 2016 em comemoração do "DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO".

Os alunos do ensino pré-escolar participaram no concurso "Cria uma fruta, colhe prémios", desenvolvendo trabalhos muito criativos.

Na semana de 16 a 20 de maio realizou-se a Semana Cultural no Agrupamento de Escolas de Fronteira. Nesse âmbito no dia 19 de maio foi realizado um desfile promovido pelo Clube de Artes, que em articulação com o Eco-Escolas, desenhou e construiu 13 fatos, com recurso a materiais recicláveis.

No dia 6 de maio, o representante da Quercus, Nuno Sequeira, realizou duas palestras no Agrupamento dirigidas a alunos de 6º, 8º, 9º e ensino vocacional básico, de acordo com as temáticas dos "Habitats Ribeirinhos" e "Alimentação Saudável".

Entre os dias 3 e 13 de maio esteve patente no átrio do Agrupamento uma exposição alusiva à temática "Habitats Ribeirinhos".

O Agrupamento de Escolas de Fronteira associou-se ao dia da Terra.
Os delegados ambientais do Agrupamento de Escolas de Fronteira construíram uma maquete para sensibilizar a comunidade escolar para a proteção do ambiente e do Planeta Terra.

No âmbito da Rota dos 20 o Agrupamento de Escolas de Fronteira, no dia 5 de abril, procedeu à entrega da Bandeira, do Livro e do Pergaminho no Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior. Pela manhã visitámos o Centro de Ciência e do Café e à tarde, no CEAN desenvolvemos atividades da entrega dos elementos da Rota dos 20.


No dia 17 de fevereiro os Delegados Ambientais e alunos do Programa Eco-Escolas realizaram uma caminhada até à Câmara Municipal de Fronteira, levando consigo a bandeira da "Rota dos 20" e o Pergaminho, que entregaram ao Sr. Presidente da Câmara, Rogério Silva. Esta iniciativa integra-se na comemoração dos 20 anos do Programa Eco-Escolas.

O Eco-Escolas associou-se ao Departamento de Línguas, colaborando com a realização de elementos decorativos, reutilizando e reciclando materiais, do painel alusivo ao dia de São Valentim.

Realizou-se no dia 5 de fevereiro o desfile de Carnaval do nosso Agrupamento, onde estiveram presentes os mascarados do Eco-Escolas. Os disfarces foram todos reciclados, utilizando cartão e plásticos.

No dia 12 de janeiro o nosso Agrupamento recebeu o testemunho, no âmbito da Rota dos 20, do Agrupamento de Escolas de Monforte.

O EcoEscolas e o Clube de artes realizaram as decorações de Natal, reciclando vários tipos de materiais.

O nosso Agrupamento associou-se a uma causa e está a efetuar recolha de tampas e rolhas de cortiça, para tal construímos o "tampinhas" e o "rolinhas".

Na nossa escola comemorou-se o "DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA", 3 de dezembro, tendo o EcoEscolas participado com a realização de trabalhos, reutilizando materiais, para a exposição.

No âmbito do projeto "GERAÇÃO DEPOSITRÃO" construímos pontos de recolha para pilhas e lâmpadas usadas.

O nosso Agrupamento organizou no dia 11 de novembro " A Feira dos Sabores", dinamizada pela Biblioteca Escolar.

No dia 30 de outubro comemorou-se o Halloween, organizado pelo grupo disciplinar de Inglês, com participação dos alunos do clube EcoEscolas, na elaboração de molduras em materiais recicláveis.

Teve lugar no nosso agrupamento a atividade "SOPA SOLIDÁRIA", organizada pelo 1º ciclo, no dia 16 de outubro em comemoração do "DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO".

Na nossa escola comemorou-se o "DIA EUROPEU SEM CARROS", 22 de setembro, organizada pelo Pré-escolar e 1º ciclo.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas

  2019-2020 2018-2019 2017-2018 2016-2017 2015-2016 2014-2015 2013-2014 2012-2013 2011-2012 2010-2011 2009-2010 2008-2009 2007-2008 2006-2007 2005-2006 2004-2005 2003-2004 2002-2003 2001-2002 2000-2001 1999-2000 1998-1999 1997-1998 1996-1997
inscrita                  
galardoada                        
visitada