Escola Básica e Secundária de Canelas

Município: Vila Nova de Gaia

Informação
Agrupamento:

Escolas de Canelas, Vila Nova de Gaia

Grau de ensino:

2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Profissional

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Porto
Concelho: Vila Nova de Gaia

Morada:
Rua Delfim de Lima, Apartado 512
4411-701 Vila Nova de Gaia

Telefone:
227116852

Localização GPS: 41.079174, -8.602677

Breve descrição

O Agrupamento de Escolas de Canelas foi criado no ano letivo 2007-2008, situando-se no concelho de
Vila Nova de Gaia.
Abrange 11 estabelecimentos de educação e de ensino nas freguesias de Canelas, Perosinho/Serzedo, Mafamude/Vilar do Paraíso, Vilar de Andorinho e Gulpilhares/Valadares.
De acordo com os dados constantes no perfil de escola, no ano letivo 2014-2015, o Agrupamento é frequentado por 2747 crianças e alunos (121 grupos/turmas).
Destes, 293 (13 grupos) frequentam a educação pré-escolar, 886 (41 turmas) o 1.º ciclo, 439 (19 turmas) o 2.º ciclo, 695 (30 turmas) o 3.º ciclo, 208 (nove turmas) os cursos científico-humanísticos (Ciências e Tecnologias e Línguas Humanidades) e 153 (seis turmas) os cursos profissionais (Técnico de Turismo ; Técnico de Restauração e Técnico de Informática).
Dos alunos matriculados, 1,4% não têm
naturalidade portuguesa e 66% não beneficiam dos auxílios económicos no âmbito da ação social escolar,
A análise das habilitações literárias dos pais e encarregados de educação revela que a percentagem dos pais dos alunos do ensino básico e do ensino secundário com formação superior é, respetivamente, de 9% e 4% e com formação secundária e superior é de 31% e 17%, respetivamente.
São conhecidas as profissões de 41,6% dos pais e encarregados de educação dos alunos e, destes, 9,4% do ensino básico e 7,8% do ensino secundário são profissionais de nível superior e intermédio.
De acordo com a informação do Agrupamento, o pessoal docente é constituído por 212 elementos, dos quais 91% são dos quadros. O pessoal não docente é composto por 32 profissionais: dois técnicos superiores, 9 assistentes técnicos e 21 assistentes operacionais. O Agrupamento conta ainda com 10 trabalhadores colocados ao abrigo das medidas Contrato emprego–inserção e Contrato emprego inserção+
do Instituto de Emprego e Formação Profissional e um vigilante do Gabinete Coordenador da Segurança Escolar.
No ano letivo 2012-2013, de acordo com os dados disponibilizados pela Direção-Geral de Estatísticas da
Educação e Ciência, o Agrupamento apresentou variáveis de contexto desfavoráveis, quando comparadas com as das escolas da rede pública, em particular no que respeita às percentagens de alunos dos 6.º, 9.º e 12.º anos que não beneficiaram dos auxílios económicos no âmbito da ação social escolar e à média do número de anos das habilitações dos pais e das mães dos alunos dos ensinos básico
e secundário, ambas aquém dos valores medianos.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008
  13. 2008-2009
  14. 2009-2010
  15. 2010-2011
  16. 2011-2012
  17. 2012-2013
  18. 2013-2014
  19. 2014-2015
  20. 2015-2016
  21. 2016-2017
  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    galardoada

  28. 2023-2024

    2023-2024

    inscrita

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

A Escola implementou o Programa Eco Escolas, pelo sexto ano, no ano letivo anterior, sendo a candidatura ao Galardão aprovada. Foi levado a cabo um vasto Programa de Ação, quer nos temas obrigatórios e no tema do ano, quer em vários dos restantes.
Ao longo do ano 2022/2023, deu-se continuidade à parceria com outros projetos da escola na realização de diversas iniciativas, como diversos Projetos Erasmus+ e com o PPES, tal como com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.