Escola EB1/JI Serpente

Breve descrição

“…A educação é essencial para o desenvolvimento, pelo seu valor intrínseco, na medida em que contribui para o despertar cultural, a conscientização, a compreensão dos direitos humanos aumentando a adaptabilidade e o sentido de autonomia, bem como a auto confiança e a auto estima…” (SACHS, 2004. p. 39).
Portanto, seguramente acções desencadeadas no espaço escolar devem ser estimuladoras de sustentabilidade local e regional, quando interferem directamente nos aspectos sociais e culturais.
“…Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente…”
Sivaldo Filho
Ainda sobre a educação para a busca da sustentabilidade, educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades são necessários para um modo de vida sustentável a oferecer a todos, especialmente a crianças e jovens.
a. As oportunidades educativas devem permitir-lhes contribuir activamente para o desenvolvimento sustentável.
b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade.
c. Intensificar o papel dos meios de comunicação de massa no sentido de aumentar a sensibilização para os desafios ecológicos e sociais.
d. Reconhecer a importância da educação moral e espiritual para uma subsistência sustentável.
Longe de ser um discurso ideológico, a educação deve cumprir o papel de mediadora no processo de construção da cidadania responsável, na consciência colectiva da finitude dos recursos e na urgência de se conhecer os potenciais naturais de cada comunidade.
Quando existe empenho, o que nos é apresentado é a força de acções em pequenas comunidades escolares.
“…A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza…”
Nagib Anderáos Neto

Grau de ensino: Jardim de Infância; 1º Ciclo

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

Ano lectivo 18/19

Começando pelo inicio do ano lectivo, as nossas actividades no âmbito deste projecto salientam-se:
-Dia da alimentação.
-Alimentação Saudável e sustentável- acção da CMGAIA.
-IP-OP- teatro interactivo entre toda a escola , sobre a temática da agua( utilidade e poupança)
-CÁgados em extinção- CMGaia
-Ciclos de vida-acção da CMGAIA.
- Lixo culpado -Separação de lixos- CMGaia.
-Criação do nosso canteiro de aromáticas.
-Dia do Mar-sensibilização para a poluição dos oceanos e do planeta.Medidas que comprometem cada um de nós.
-Visita ao Museu do carro electrico Museu do carro eléctrico.
-Visita de estudo a um parque natural- Quinta da Eira- Penafiel.
-Confecção de uma sopa com os produtos da nossa horta.(alimentação saudável)
- Colocação nos espaços da sala dos separadores para lixos.
- Elaboração de um espantalho para exposição no Parque Biológico de Gaia( com materiais recicláveis e reutilizáveis)

Além destas actividades planeadas, trabalharemos ainda o Dia da Árvore, dia da Água, Dia da Floresta, Mar, a Separação dos lixos, Dia do Ambiente, Dia do Sol, Alimentação saudável, hortas e espaços exteriores...,.entre outros.

A aprendizagem é feita através da experimentação!

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas

  2019-2020 2018-2019 2017-2018 2016-2017 2015-2016 2014-2015 2013-2014 2012-2013 2011-2012 2010-2011 2009-2010 2008-2009 2007-2008 2006-2007 2005-2006 2004-2005 2003-2004 2002-2003 2001-2002 2000-2001 1999-2000 1998-1999 1997-1998 1996-1997
inscrita                                            
galardoada                                            
visitada