Escola Básica de Santa Catarina da Serra

Breve descrição

Grau de ensino: Jardim de Infância; 1º Ciclo; 2º Ciclo; 3º Ciclo

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

2015/16
Património Vegetal de Santa Catarina da Serra.

Os alunos clube de Ciências Experimentais aderiram ao desafio “O nosso património Vegetal“ : O Chícharo".
Os alunos realizaram um trabalho de pesquisa sobre a importância das leguminosas na alimentação, dando particular atenção ao chícharo (património vegetal das nossas terras).
Por outro lado, dado que estamos no ano Internacional das Leguminosas 2016, os alunos foram sensibilizados para a importância da preservação desta espécie vegetal.
Sublinhamos o reconhecimento da sua importância na vida dos habitantes de Santa Catarina da Serra e o elevado envolvimento anual da população no Festival do Chícharo.
A coordenação do Projeto Eco-Escolas contou com a colaboração da assistente operacional D. Guiomar, dado que nos trouxe a planta e deste modo, foi possível ser visualizada ao vivo pela comunidade escolar.
No sentido de valorizar e divulgarmos esta leguminosa, (desconhecida por muitos), convidámos a fotógrafa Profª Clarinda Nunes que muito prestavelmente aceitou o nosso convite, acompanhando fotograficamente algumas fases de desenvolvimento desta espécie vegetal, no ano Internacional das Leguminosas.


Ação de sensibilização sobre os efeitos nocivos do ruído

Na sequência da monotorização dos níveis sonoros em diferentes espaços das escolas, e do registo de resultados obtidos no projeto “Escolas sem ruído”, os alunos do 8º e 9ºanos, nos dias 18 e 19 de janeiro na Escola Básica de Santa Catarina da Serra e nos dias 25 e 26 na Escola Básica 2,3 Dr. Correia Alexandre, participaram na ação de sensibilização sobre os efeitos nocivos do ruído, no âmbito da disciplina de Físico-Química e do projeto Eco Escolas.
A ação foi dinamizada pela Dr.ª Ana Silva, TSA Regina Costa e Engª Paula Fernandes da Unidade de Saúde Pública de Leiria - ACES PL



A água que bebemos

Em articulação com o Projeto Eco-Escola, os alunos do 7ºano da turma D participaram na monitorização do volume diário de água ingerido e realizaram o tratamento estatístico aplicando conteúdos adquiridos na disciplina de Matemática sob a orientação da Profª Susana Silva.
Aumentar a hidratação da população promovendo o equilíbrio hídrico do organismo humano é o objetivo principal desta atividade.
Curiosidades: - 1 golo de água contém aproximadamente 18 mililitros de água.

Recomendações:
Adulto - 2, 5 litros por dia ou 35 mililitros por cada kg de peso corporal.
Crianças - 55 mililitros por dia por cada kg de peso corporal.
Bebés - 150 mililitros por dia por cada kg de peso corporal.

Medidas de localização e de dispersão:
média 856
mediana 560
Amplitude 2970

Conclusões:
Em média, os alunos beberam, aproximadamente, 856 ml de água por dia, menos de 1 l de água por dia.
Um aluno referiu que não bebeu água e outro aluno referiu que bebeu 2970 ml, ou seja, 2,970 l de água.
Cerca de 84% dos alunos beberam menos de 1500 ml de água.
Os alunos beberam mais água entre as 12h e as 14h, as 16h e as 18h e entre as 20h e as 22h.

https://fr-fr.facebook.com/mamaosemacucar/videos/vb.1394140867500061/1662263890687756/?type=2&theater


Dia da Energia
Boas práticas de Eficiência Energética
( atividades dinamizada pela ENERDURA)

No âmbito do projeto Eco-Escolas e em articulação com a disciplina de Físico-Química alunos do 4º, 6º e 9ºanos participaram em ações de 90 minutos de sensibilização sobre Energia pela ENERDURA (Agência Regional de Energia da Alta Estremadura). Os alunos participaram em duas atividades “A Agência vai à escola” e “Energy Game II”.

Estas atividades decorreram durante todo o dia e contaram com a colaboração das professoras Justina Henriques (1º Ciclo), Rosa Messias ( Mat. e CN) , Sérgia da Conceição (Português) Susana Cruz (Geografia), Rosa Santos ( Educação para a Cidadania) e Ana Vicente ( FQ)
As atividades dinamizadas por esta Agência encontram-se inseridas em duas medidas aprovadas no âmbito do PPEC - Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica. Esta ação decorreu na Escola e teve como objetivo identificar situações causadoras de consumo excessivo de água, eletricidade e gás e de fraca eficiência energética especialmente no espaço escolar e doméstico.
Os alunos, ficaram deste modo, com uma melhor consciência sobre a importância da implementação das novas metas estabelecidas pela COP 21( última Cimeira mundial sobre as alterações climáticas) e das boas práticas de eficiência na sustentabilidade energética do Planeta.
Os alunos mostraram muito interesse e gosto em participar nestas atividades e reconheceram a sua utilidade.
Registou-se no nível I (1º ciclo) a participação de 10 escolas, com um total de 293 alunos distribuídos por 47 equipas de sete alunos/jogadores e no nível II (2º e 3º ciclos) contou com a participação de nove escolas, com um total de 452 alunos distribuídos por 65 equipas de oito alunos/jogadores.

Tendo terminado a fase de apuramento para o Campeonato Nacional do “Energy Game II”, a Escola de Santa Catarina da Serra obteve o 3º lugar nos níveis 1 e 2.


Global Action Days
Go green, Keep clean

Como resposta ao desafio lançado pelo site da Eco-Escola, a Escola Básica de Santa Catarina da Serra desenvolveu uma atividade no dia 12 de novembro no âmbito da participação nos "Global Action Days" que decorreram nacional e internacionalmente de 9 a 13 do corrente mês.
Esta ação teve como objetivos principais promover e estimular a participação nos projetos eco-escolas, sensibilizar a comunidade educativa (escola e famílias) para a importância da limpeza dos espaços escolares e públicos e partilhar esta ação junto do Grupo Global Action Days Internacional através do Facebook.
Sob a égide do slogan "Go green, Keep clean" esta atividade envolveu alunos do 9º ano e a Prof.ª Marta Correia, em parceria com o projeto "A escola é minha". Este evento foi posteriormente publicado na página internacional, acompanhado de uma síntese descritiva em inglês e cobertura fotográfica respetiva.


GLOBAL ACTION DAYS

In Santa Catarina da Serra, Leiria, Portugal there is a green project: "A escola é minha" (The school is ours). Each class takes care of a parcel of gardens or green spaces and students maintain each space clean. This is also a way of promoting eco-friendly actions since the garbage is separated and recycled.
Students and families also develop habits of protecting the environment:
Go green, Keep clean.

Exposição
3D Interpretações de modelos moleculares

O objetivo deste trabalho pretendeu identificar substâncias poluentes que contribuem para a alteração do pH da água e GEEs nomeadamente óxidos de carbono, óxidos de azoto e óxidos de enxofre metano.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas

  2019-2020 2018-2019 2017-2018 2016-2017 2015-2016 2014-2015 2013-2014 2012-2013 2011-2012 2010-2011 2009-2010 2008-2009 2007-2008 2006-2007 2005-2006 2004-2005 2003-2004 2002-2003 2001-2002 2000-2001 1999-2000 1998-1999 1997-1998 1996-1997
inscrita                                    
galardoada                                        
visitada