Colégio Penas Real

Breve descrição

Liberdade e segurança em plena Natureza!
O Colégio Penas Real nasceu a pensar nos pais que exigem o melhor. Contando inicialmente com três valências – Berçário/Creche, Jardim-de-infância e 1.º Ciclo - foi nosso objetivo no ano letivo de 2013/2014 a progressão nas valências, designadamente a abertura do 2.º ciclo.
Com uma localização central e de fácil acesso, a apenas 5 minutos do centro do Montijo, Alcochete, S. Francisco e Atalaia, e a 3 minutos da IC3 com acesso à Ponte Vasco da Gama, num ambiente de liberdade e segurança, o Colégio Penas Real eleva o padrão de qualidade na educação e ensino na nossa região.
Proporcionamos os meios necessários ao cumprimento dos programas, à aquisição de saberes e ao desenvolvimento de valores porque sabemos que os pais se preocupam, desde muito cedo, com o futuro dos seus filhos.
Contamos com o profissionalismo de todo o pessoal docente e não docente e apostamos na qualidade do ensino porque estamos conscientes que o futuro será cada vez mais exigente e competitivo.
Para além da componente educacional e científica, a preocupação com o ambiente e a ecologia faz parte do nosso projeto desde a sua génese. Localizado fora dos grandes aglomerados populacionais, aqui as crianças desfrutam de um espaço de liberdade e segurança em plena natureza.
Com um projeto de arquitetura bioclimática moderno e funcional, uma construção de características térmicas ímpares e com reduzida necessidade energética e amiga do ambiente, o Colégio Penas Real pretende ser uma Eco Escola, com o objetivo de, a partir das temáticas curriculares, e com o envolvimento de toda a comunidade escolar, desenvolver com os alunos alterações de comportamentos ambientais na escola, na família e no meio, fomentando hábitos conducentes à consciência ambiental.
Venha conhecer o nosso projeto porque nós "Acreditamos no futuro…".
Visite-nos em http://www.facebook.com/ecoescola.colegiopenasreal

Grau de ensino: Jardim de Infância; 1º Ciclo; 2º Ciclo; Outro: Creche

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

O Colégio Penas Real está atento à importância de um ensino ambiental de qualidade na escola, tendo por isso vindo a assumir um papel preponderante no desenvolvimento de atitudes responsáveis e conscientes, tentando ser um exemplo vivo do funcionamento em equilíbrio com o ambiente natural e social, onde a harmonia se difunde no tempo e no espaço.
Neste sentido, criámos uma carta ambiental que pretende apontar para práticas a adotar enquanto comunidade educativa.
Faz parte do nosso projeto educativo “Promover o desenvolvimento de uma educação ambiental mais ativa “In Projeto Educativo do Colégio
Divulgamos a informação ambiental para o uso adequado dos recursos naturais.
Uma comunidade educativa bem informada forma importantes agentes de preservação ambiental.
Sem uma consciência comunitária, direcionada para uma relação mais harmoniosa entre o ser humano e o ambiente em que vive, o futuro do planeta pode estar em sério risco. E a formação dessa consciência começa na 1.ª infância.
Pretendemos que todos os nossos docentes, não docentes e alunos norteiem o seu comportamento por princípios ambientais realizáveis e saudáveis, em prol de um ambiente melhor!

O Colégio Penas Real e os Recursos Naturais:

● Água
O consumo de água no Colégio é progressiva e continuamente reduzido através da transformação de mentalidades e da adoção de novos procedimentos.
Todas as atividades escolares minimizam as emissões que possam contaminar a água suscetível de ser utilizada para consumo.
Alunos, professores e funcionários apenas utilizam a água quando necessário, evitando ao máximo desperdícios.
A realidade do Colégio está também adequada a esta necessidade.
Todas as torneiras usadas pelas crianças são de fecho automático, permitindo assim um maior controlo e poupança deste bem escasso. Periodicamente procede-se à verificação e calibragem do seu fluxo.
O Colégio possui equipamentos que permitem que as torneiras sejam alimentadas com água tépida.
A rega dos espaços verdes é realizada com recurso a um equipamento de programação, que permite que seja efetuada durante a noite, permitindo uma maior eficácia e um menor consumo de água.
O sistema de rega é desligado entre Novembro e Março.
Na horta pedagógica implementou-se um sistema de rega gota a gota e utilizaram-se mangas plásticas, reduzindo-se assim o consumo de água na rega.

● Ar
O Colégio encontra-se junto de uma zona rural, onde as quintas com animais, a vegetação circundante e as hortas têm um papel fundamental na qualidade do ar.
Junto ao Colégio circulam poucos carros e o seu espaço exterior é composto por diversas espécies de árvores, onde a boa qualidade do ar é garantida.

●Alimentação
Todos os produtos destinados ao consumo cumprem rigorosamente todos os critérios de saúde pública.
Procura-se a qualidade dos produtos usados na confeção das refeições, privilegiando os produtos locais, o comércio local e os produtos da época.
Foi implementada a horta pedagógica e um pequeno pomar, sendo nosso objetivo aproveitar os produtos aí produzidos para a alimentação da comunidade escolar.
O tratamento da horta e do pomar ficará a cargo dos nossos alunos e funcionários, responsabilizando-os assim pela sua produção, manutenção e conservação.

● Energia
O Colégio minimiza o seu consumo de energias fósseis através de práticas passivas: janelas grandes, pinturas com cores claras, plantação de árvores de folha caduca, isolamento térmico na cobertura e nas fachadas, utilização de vidros duplos com baixo fator emissivo solar e arejamento.
No dia-a-dia é política do Colégio desligar as luzes sempre que estas não são necessárias, assim como todos os outros equipamentos que geram consumo de energia (ar condicionados, rádios e até quadros interativos). Ao fim do dia todos estes equipamentos são desligados da corrente a fim de evitar o consumo desnecessário.
As instalações sanitárias do 1.º e 2.º Ciclo possuem sensores de luz para evitar o desperdício de energia.

● Zonas Verdes
O Colégio apresenta várias zonas verdes, quer nos espaços exteriores do Colégio, como também nas zonas exteriores comuns, onde as crianças brincam.
As plantas escolhidas apresentam baixa exigência de água e manutenção e pertencem à flora local.
A rega é feita tendo em conta as estações do ano e as horas do dia, de modo a evitar ao máximo as perdas de água.

O Colégio Penas Real e a Poluição:

● Efluentes sólidos
Todos os resíduos são sujeitos a um esforço alargado de reutilização e recolha seletiva para reciclagem. Os resíduos que não possam ser reutilizados e reciclados deverão ser reduzidos.
O Colégio promove a reutilização e recolha seletiva para reciclagem.
Em cada sala de aulas/atividade, secretaria, sala de docentes e sala de direção encontram-se caixotes do lixo específicos para a recolha de papel. Todo o papel recolhido é posteriormente entregue a uma empresa que trata da reciclagem do mesmo.
Mensalmente, as equipas da “Brigada Verde” deslocam-se aos diversos pontos a fim de verificar se a reciclagem de papel está a ser realizada de forma adequada, deixando depois, e apenas no espaço das salas de aulas/atividades, um cartaz alertando para o cumprimento ou não das regras de recolha de papel.
Em relação ao papel existem ainda outras preocupações ambientais. Sempre que possível, a impressão é efetuada na frente e verso da folha de papel e utilizada a impressão em cinza.
Por não existirem ecopontos na proximidade do colégio, não obstante as diligências já realizadas junto das entidades competentes para conseguir a sua colocação nas instalações do Colégio, por enquanto apenas conseguimos assegurar um tratamento final diferenciado para o papel.
O plástico e o vidro são depositados junto ao contentor do lixo, em embalagens separadas, depois de devidamente selecionados.
A ação de recolha seletiva e reutilização de resíduos sólidos é estendida aos pais e encarregados de educação, envolvendo todos no seu aproveitamento e reutilização.

● Efluentes Líquidos
Só a matéria orgânica biodegradável é descarregada para a fossa, que diariamente é limpa.
Não se empregam pesticidas químicos de síntese, nem nas zonas ajardinadas, nem na desinfeção dos espaços construídos, por forma a não contaminar os lençóis freáticos.
As águas cinzentas (água do poço) são empregues na rega.
Nos autoclismos que o permitem, foi colocada uma garrafa de água de forma a diminuir o volume da descarga da água.
Os óleos alimentares usados são recolhidos por uma empresa credenciada para o efeito para a sua consequente transformação e valorização.

● Efluentes gasosos
Fumar em qualquer zona do recinto escolar é profundamente desencorajado.
Não há queima de resíduos no recinto escolar.

O Colégio Penas Real e a Educação:

● Formação contínua
Todos os funcionários e professores estão conscientes das grandes preocupações ambientais atuais e do papel que cada indivíduo ocupa, tanto no impacto negativo, como na sua solução.
Existem oportunidades de formação ambiental e é promovida a competência ambiental a todos os níveis.
Sempre que possível, pais e encarregados de educação, são integrados em todos esses esforços e convidados a participar em diversas campanhas ambientais.

● Ensino
Todos os alunos adquirem conhecimentos suficientes para reconhecer a importância do ambiente e adotar uma atitude cívica, refletida e sustentável face às questões ambientais que a sociedade enfrenta.
As atividades e o funcionamento do Colégio ajudam os alunos a incorporar esse mesmo estilo de vida.
Cada dificuldade da vivência escolar é encarada como um desafio a resolver por todos, com muita criatividade e tolerância.

● Currículos
Os alunos do Pré – escolar tomam contacto, desde muito cedo com estes temas, através do trabalho realizado no tema de Conhecimento do Mundo onde são abordadas as temáticas da reciclagem, poluição e preservação do meio ambiente.
A nível do 1.º e 2.º Ciclo todas as disciplinas incluem menções teóricas e práticas deste conceito, e os alunos assumem um papel ativo na integração dos temas e desenvolvimento de trabalhos.
Todos os nossos alunos acabam por desenvolver diversas atividades no âmbito da Eco – Escolas.
O contacto direto com a Natureza é considerado fundamental, e não se restringe às áreas e disciplinas mais diretamente envolvidas na temática ambiental.
Para este ano letivo de 2014/2015 a direção pedagógica do colégio escolheu trabalhar o tema "A Energia".
A ONU proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz.
Todo o Colégio está envolvido na realização de projetos curriculares, pedagógicos e lúdicos, que desenvolvam conceitos e conhecimentos sobre este tema.

O Colégio Penas Real e os Transportes
O facto de o Colégio estar inserido numa zona rural dificulta o incentivo da deslocação para o Colégio ser feita a pé. No entanto, é promovido a partilha de viaturas e o uso de bicicletas.
Estas alternativas devem ser implementadas em segurança.

O Aprovisionamento no Colégio Penas Real
Os critérios de compras deverão ser os definidos pelos diferentes eixos de intervenção da escola.
Em qualquer caso a economia local deverá ser privilegiada e o critério económico não deverá sobrepor-se em exclusivo às demais preocupações.
Mais uma vez, é dada primazia aos produtores e comércio locais.

O Edifício do Colégio Penas Real
Fruto de uma cada vez maior consciencialização sobre a eficiência energética dos edifícios de modo a reduzir as emissões de CO2 responsáveis pelo aquecimento global nasceu o conceito de Arquitetura Bioclimática.
No projeto do Colégio Penas Real esta preocupação ecológica esteve presente desde a conceção do edifício que alberga as suas instalações.
Na construção do edifício a escolha de materiais naturais foi igualmente uma prioridade.
A estrutura é de madeira micro-lamelada proveniente de florestas sustentáveis, que não só garante uma resistência anti-sísmica como aumenta a segurança contra incêndio - igual solução construtiva foi adotada no Pavilhão Atlântico, todo ele executado em madeira lamelada.
Todo o edifício é isolado termicamente pelo exterior e todas as janelas são de vidros duplos com baixo fator emissivo solar, permitindo a passagem da luz natural mas refletindo o seu excesso e evitando o sobreaquecimento da sala.
Todos os espaços construídos são bem mantidos e projetam uma sensação de bem-estar e equilíbrio ambiental e estético.

A Cooperação no Colégio Penas Real
O Colégio adota a iniciativa de envolver outras escolas e demais instituições comunitárias e sociais, tais como autarquias, empresas e órgãos de comunicação social, com vista ao desenvolvimento de estratégias e ações coordenadas.

O Programa Eco Escolas Colégio Penas Real
Com a colaboração de todos, o Colégio estabelece objetivos ambientais anuais através do plano de ação do programa Eco Escolas.
Este plano é divulgado junto da comunidade educativa, através do seu envio por correio eletrónico e na página do Eco Escolas no facebook.
No final do ano é realizada uma avaliação das atividades realizadas e verificado qual o seu impacto ambiental no dia-a-dia do Colégio.


O Conselho Eco-Escolas do Colégio Penas Real
A Administração do Colégio Penas Real

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas

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