Escola Básica Miquelina Pombo

Breve descrição

A Escola Básica do 1º Ciclo de Vale Figueira nº 1 (E.B. Miquelina Pombo) situa-se no lugar de Vale Figueira, entre as ruas Dr. Alberto Araújo e a Hermínia Silva, em Vale de Figueira, na freguesia da Sobreda, concelho de Almada.
Outrora, zonas de ricas e férteis quintas, viu a atividade agrícola desaparecer, à medida que as suas quintas eram vendidas para se transformarem em lotes urbanizáveis. A parte mais antiga é constituída por casas baixas de um ou dois pisos, que ladeiam a estrada nacional.
Atualmente, embora mantendo algumas características e espaços rurais, Vale Figueira, vê crescer novos espaços habitacionais, além da zona habitacional social existente.
Atualmente surgiram pequenas urbanizações com prédios de 3 andares, assim como continuam a construção de algumas
vivendas ou moradias.
As primeiras actividades existentes na zona de Vale Figueira surgiram com o aparecimento de alguns estabelecimentos comerciais e de pequenas empresas, constatando-se, como uma zona em desenvolvimento, quer a nível habitacional e social, quer ao nível da implementação de serviços. No que diz respeito aos aspectos culturais e recreativos existem algumas associações de carácter desportivo.
Presentemente, a dita “zona central” de Vale Figueira tornou-se mais movimentada, pois surgiram novos serviços, nomeadamente a farmácia e alguns estabelecimentos comerciais. Um pouco mais à frente, na estrada nacional podemos encontrar uma superfície média comercial: Intermarché.
A população da zona mais antiga, é constituída por descendentes de rurais oriundos do Alentejo e que se fixaram graças às boas condições agrícolas de então. A "nova" população que vem habitar as novas urbanizações é muito heterogénea, constata-se a fixação de jovens casais.
Na rua principal (rua Hermínia Silva) onde se encontra o edifício principal, junto ao lado direito da escola podemos encontrar o Centro Social e Paroquial de Vale Figueira, seguido da Igreja Paroquial, tendo à sua frente um Lar Social de Idosos.
Ao cimo desta rua encontramos a escola Secundária Daniel Sampaio e junto a essa escola as Piscinas Municipais e iniciou-se a construção das instalações da Cruz Vermelha.
Na continuidade da mesma estrada podemos encontrar o Centro de Saúde da Sobreda.
As antigas instalações da Fábrica do Tijolo deram lugar a um espaço estruturado com alguns Serviços Municipais, assim como têm surgido alguns espaços urbanizados, uma zona industrial e surgiram espaços de lazer e ajardinados (parque multiusos).
A sua população escolar, de um modo geral, provém das freguesias da Sobreda, da freguesia da Charneca da Caparica (freguesia de Vale Fetal) bem como, um número reduzido de alunos é oriundo do Concelho do Seixal (Pinhal Vidal e Vale Milhaços).
Um número considerável de alunos é proveniente do bairro social existente, caracterizando-se a população escolar, de grosso modo, como revelando grandes dificuldades ao nível das aprendizagens, baixo nível de conhecimentos, constatando-se um fraco aproveitamento nas turmas. Esta população é na sua grande maioria de fracos recursos económicos e revela algumas lacunas a nível cultural, podendo
assim caracterizá-la como de nível económico e social baixo.
No entanto, após a reconstrução da nova escola, verificou-se uma alteração na população escolar com a proveniência de um número considerável de alunos de um nível económico e social médio oriundo de colégios.
Outro dos aspectos que se pode salientar como relevante é o elevado número de alunos que frequenta as actividades extracurriculares no Centro Social e Paroquial de Vale Figueira, sendo esta a única instituição existente na zona que apoia as famílias, destacando-se, também, um número muito elevado
de alunos que frequenta as actividades de enriquecimento curricular.
Denota-se, também, um número elevado de encarregados de educação que se encontra em situação de desemprego de carácter prolongado, condicionando economicamente todo o agregado familiar, salientando-se, deste modo, um número considerável de alunos com apoio ao nível dos auxílios económicos directos.
A escola inicial, EB1 de Vale Figueira nº 1, foi criada no ano de 1957 e era formada por um edifício de Plano Centenário com três salas onde funcionava uma sala de aula, no outro espaço funcionava a biblioteca/vídeo e informática e na terceira sala estava equipado um refeitório, onde se forneciam as refeições a esta população escolar.
Noutro espaço existem três pavilhões em madeira, dois pavilhões de cartão prensado, onde funcionavam as restantes salas de aula.
Existiam, ainda, outros espaços mais reduzidos onde funcionava a sala dos professores, uma sala para o pessoal auxiliar de acção educativa, duas arrecadações e casas de banho para alunos, pessoal docente e pessoal não docente.
Há, ainda, a referir que os espaços entre os pavilhões se encontravam cobertos, existindo um espaço em terra que os alunos utilizavam como campo de jogos e, ainda, no espaço exterior, diversos espaços ajardinados, bem como, um espaço destinado à horta pedagógica.
No ano de 2008 deu-se inicio à construção do novo edifício, tendo o mesmo sido inaugurado a 11 de Setembro de 2009.
Este novo edifício contempla os seguintes espaços:
- 2 Salas de aula de pré-escolar;
- 8 Salas de aula do 1º Ciclo;
- 1 Sala de multiusos onde funciona o CAF;
- 1 Sala onde funciona a Biblioteca Escolar;
- 1 Cozinha e respectivo refeitório;
- 1 Sala polivalente onde funciona o ginásio;
- 1 Sala de professores;
- 1 Gabinete de terapia/médica;
- 1 Sala para a Associação de Pais;
- 1 Gabinete das assistentes operacionais;
- 1 Sala de coordenação;
- 1 Gabinete de apoio educativo;
- 2 Balneários;
- 5 WC colectivos para rapazes e raparigas;
- 2 WC para adultos;
- Diversas arrecadações.
No espaço exterior existe:
- Espaço da horta pedagógica e zona com árvores de fruto;
- 1 Campo de jogos;
- 1 Parque infantil;
- O edifício do plano centenário remodelado com duas salas de aula;
- Diversos espaços de zonas verdes.
No ano lectivo 2009-2010 as turmas funcionaram no horário normal, das 9 horas às 15horas, num total de 184 alunos, 2 educadoras de infância, 10 professores (7 professores titulares de turma, 1 professora de Apoio Educativo especializado, 1 professor de apoio sócio educativo e 1 professora coordenadora/apoio sócio educativo) e 6 assistentes operacionais (3 assistentes com funções no pré escolar e 3 assistentes com funções no 1º Ciclo).
Turmas existentes:
- 2 Turmas de pré-escolar;
- 7 Turmas do 1º Ciclo;
Funcionou também em actividades extra curriculares o Complemento de Apoio à Família (CAF) e as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
No ano lectivo 2010-2011 as turmas funcionam no horário normal, das 9 horas às 15 horas, com um total de 223 alunos.
Ao nível do pessoal docente a Escola conta com duas educadoras de infância e onze professores (oito professores titulares de turma, uma professora de educação especial, uma professora de apoio sócio educativo e uma professora coordenadora/apoio sócio educativo). Trabalham na Escola seis assistentes operacionais (três assistentes com funções no pré-escolar e outras três com funções no 1º Ciclo).
Turmas existentes:
- 2 Turmas de pré-escolar;
- 8 Turmas do 1º Ciclo;
Funciona também em actividades extra curriculares, o Complemento de Apoio à Família (CAF) e as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
No presente ano lectivo a escola tem a exercer funções três assistentes operacionais que preenchem todo o horário de funcionamento do estabelecimento de ensino, das 7h30m às 19h30m, assim como realizam a limpeza do espaço escolar. Ao nível do pré-escolar encontram-se a exercer funções duas assistentes operacionais que prestam apoio directo às salas do Jardim-de-infância.
O refeitório da escola serve diariamente cerca de 210 refeições.
Encontram-se a trabalhar quatro monitoras colocadas através da Associação de Pais do Agrupamento no Complemento de Apoio à Família e nas Actividade de Enriquecimento Curricular.

Grau de ensino: Jardim de Infância; 1º Ciclo

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas

  2019-2020 2018-2019 2017-2018 2016-2017 2015-2016 2014-2015 2013-2014 2012-2013 2011-2012 2010-2011 2009-2010 2008-2009 2007-2008 2006-2007 2005-2006 2004-2005 2003-2004 2002-2003 2001-2002 2000-2001 1999-2000 1998-1999 1997-1998 1996-1997
inscrita                            
galardoada                                
visitada