Instituto Militar Pupilos do Exército

Breve descrição

O Instituto dos Pupilos do Exército (IPE), criado em 25 de Maio de 1911, trata-se de uma Escola diferente das restantes escolas, por se tratar de um Internato, sendo marcada por um forte sentimento de pertença do aluno, uma vez que o Instituto é também a sua casa, os seus camaradas são também os seus “irmãos” e os que aqui prestam serviço são, muitas vezes, o Pai ou a Mãe ausente. Por outro lado os Pupilos do Exército não são uma escola que se limita a servir uma comunidade local ou mesmo regional mais ou menos homogénea: o IPE recebe alunos de todo o País, incluindo das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e de toda a Comunidade Lusófona, nomeadamente dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Desde muito cedo, o aluno do Instituto aprende a reconhecer e a respeitar as diferenças sociais e culturais dos outros alunos: do que cresceu no Norte, do que vive no Algarve, do filho do empresário de sucesso que aposta num tipo de educação diferente, do filho da Praça ou do que nasceu em Angola ou na Guiné-Bissau.
O paradigma educativo dos Pupilos do Exército assenta em quatro pilares : aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser (incluindo a liderar) e aprender a conviver. O modelo organizacional deste Estabelecimento Militar de Ensino foi concebido para materializar os referidos pilares: o Serviço Escolar garante o aprender a conhecer e o aprender a fazer (o ensino tem uma forte componente técnica); o Corpo de Alunos ensina a ser e como conviver, o Serviço de Apoio garante a sustentabilidade de todo o sistema; e uma Direcção que estabelece as Prioridades e os Objectivos a atingir.

Grau de ensino: 2º Ciclo; 3º Ciclo; Secundário; Profissional; Outro: CTeSP e Curso de Formação de Sargentos (CFS)

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

O programa Eco-Escolas foi estendido a toda a comunidade escolar, tendo sido dado cumprimento à linha de política ambiental definida pelo Estado Maior do Exército, em articulação com o Programa Eco-Escola. Deste modo, todos os sectores que contribuem para o funcionamento do Instituto foram envolvidos nas dinâmicas criadas.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas

  2019-2020 2018-2019 2017-2018 2016-2017 2015-2016 2014-2015 2013-2014 2012-2013 2011-2012 2010-2011 2009-2010 2008-2009 2007-2008 2006-2007 2005-2006 2004-2005 2003-2004 2002-2003 2001-2002 2000-2001 1999-2000 1998-1999 1997-1998 1996-1997
inscrita                      
galardoada                          
visitada