Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes

Breve descrição

A Escola Básica e Secundária da Madalena é constituída por todas as escolas públicas do concelho da Madalena, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.
A Escola cardeal Costa Nunes, sede desta Unidade orgânica, foi inaugurada em 10 de novembro de 1996. Desde a primeira hora, a escola foi palco de imensos eventos, uns diretamente proporcionados pela própria, outros em colaboração com diversas instituições, onde assume natural relevo a Câmara Municipal da Madalena.
A escola tem tido a preocupação de fornecer aos alunos atividades extracurriculares através da criação de clubes em funcionamento que têm dinamizado a vida dos alunos, implicando a dedicação e trabalho de muitos professores.
O Clube do Ambiente tem tentado sensibilizar e, consequentemente mobilizar a comunidade em torno de tarefas que concretizem os três pilares do desenvolvimento sustentável: economia, ambiente e social. Este ano letivo será também, mais uma vez, responsável pelo desenvolvimento do programa Eco-Escolas.
O Clube do Ambiente possui uma página de divulgação das suas atividades: https://www.facebook.com/clubeambienteeccn/

Grau de ensino: 1º Ciclo; 2º Ciclo; 3º Ciclo; Secundário

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

Desenvolver-se-ão as seguintes atividades:

• Banco de Recursos (organização e recolha de materiais reutilizáveis);
• Programa de rádio “É mesmo contigo” com rubricas relacionadas com a temática;
• Participação na Campanha SOS Cagarro 2018;
• Campanhas de limpeza de espaços públicos;
• Apresentação de um memorandum de FOMENTO À POLÍTICA AMBIENTAL DA CÂMARA MUNICIPAL DA MADALENA;
• Brigadas Verdes;
• Parque Escola 2018/19;
• Semana dos resíduos:
• Hastear da bandeira Eco-Escolas;
• Dia Eco-Escolas;
• Colaboração com a Câmara Municipal da Madalena e Parque Ilha;
• Rota pela Cidadania;
• As Árvores da Minha Escola;
• Alimentação Saudável e Sustentável;
• Global Action Days;
• A Espiral das Alterações Climáticas;
• Exposição Árvores Nativas de Portugal;
• Espaço de deposição de Beatas (identificação e criação de espaço para deposição no exterior da escola);
• Campanha de separação de resíduos;
• RECOLHA de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida através da participação no Projeto Geração Depositrão;
• Participação no Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça (Green Cork) para que a recolha de rolhas de cortiça seja uma realidade;
• Realização de protocolos para a colaboração na recolha de rolhas de cortiça, pilhas e tampinhas com as entidades locais e comércio local;
• RECOLHA de tinteiros;
• RECOLHA de pilhas;
• Participação no Concurso “Jovens Repórteres para o Ambiente”;
• Participar na iniciativa Hora do Planeta (associando a nossa escola e todos os alunos);
• RECOLHA de óleos alimentares usados em colaboração com o grupo Bensaúde e o projeto Velas por Óleo;
• RECOLHA de CD’S;
• Identificação junto dos interruptores com mensagens para que os mesmos estejam desligados quando não são necessários;
• Identificação junto das torneiras da casa de banho para reduzir o consumo excessivo de água;
• Estudo sobre o consumo de energia elétrica e de água realizado pela escola;
• Realização de trabalhos com recurso a materiais recicláveis;
• REUTILIZAÇÃO de papel;
• Realização de inquéritos;
• Criação de uma horta vertical/ jardim aromático;
• Criação de um espaço/ quinta nos jardins da escola com árvores de fruto;
• A criação de campanhas sobre compostagem compositores orgânicos (fins pedagógicos);
• Plantação de árvores;
• RECOLHA de lixo em zonas identificadas para o efeito;
• Limpeza da zona circundante à escola;
• Elaboração de sacos reutilizando os invólucros das resmas de papel;
• Caminhadas pelo concelho;
• Controlo do papelão que é recolhido na escola;
• Envio de e-mails a todos os docentes da escola com informações importantes sobre cuidados ambientais como forma sensibilizar toda a comunidade escolar para a temática ambiental, apelando à poupança de água e de energia, à redução do consumo de água e da quantidade de lixo, recolha seletiva, etc.;
• Criação de um Eco-Código 2018/19;
• Projetos de melhoria para a utilização de energia na escola;
• Campanha de troca de lâmpadas;
• Elaboração de ecopontos/ papeleiras para colocação nos pátios da escola;
• Colocação de um pilhão na entrada da escola;
• Construção de comedouros para pássaros;
• Alertar para a importância da utilização de pilhas recarregáveis;
• Organização de visitas de estudo.
• …

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas

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