Escola Sec. Dr. João Carlos Celestino Gomes

Município: Ílhavo

Informação
Agrupamento:

Escolas de Ílhavo

Grau de ensino:

3º Ciclo
Secundário
Profissional

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: Aveiro
Concelho: Ílhavo

Morada:
Rua da Escola Secundária
3830-135 Ílhavo

Telefone:
234320130

Localização GPS: 40.599738, -8.662437

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002
  7. 2002-2003
  8. 2003-2004
  9. 2004-2005
  10. 2005-2006
  11. 2006-2007
  12. 2007-2008

    2007-2008

    galardoada

  13. 2008-2009

    2008-2009

    galardoada

  14. 2009-2010

    2009-2010

    galardoada

  15. 2010-2011

    2010-2011

    galardoada

  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013

    2012-2013

    galardoada

  18. 2013-2014

    2013-2014

    galardoada

  19. 2014-2015

    2014-2015

    galardoada

  20. 2015-2016

    2015-2016

    galardoada

  21. 2016-2017

    2016-2017

    galardoada

  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    galardoada

  28. 2023-2024

    2023-2024

    inscrita

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

Temos direcionado a ação nos últimos anos para as três áreas base do projeto: RESÍDUOS, ÁGUA E ENERGIA. Em 2012-2013, para além de reforçar competências naquelas áreas fundamentais, procurámos também desenvolver e motivar ações nas áreas do MAR e da BIODIVERSIDADE uma vez que o nosso Município nesta área apresenta um património natural (Ria e Praias) e edificado que pode e deve ser explorado. Em 2013-2014 as ações centraram-se nas três áreas base referidas e também nas áreas do MAR e BIODIVERSIDADE.
Em 2014/2015 continuou-se a trabalhar nas 3 áreas base do projeto – Resíduos, Água e Energia. A Biodiversidade foi um dos temas tratados em particular com a atualização da identificação das árvores do recinto escolar. Foi ainda iniciado o projeto da Horta Biológica onde foram utilizados como suporte pneus velhos, e programada a COMPOSTAGEM dos resíduos do Jardim para posterior utilização do composto na Horta. A colocação de ECOPONTOS na maioria dos espaços da escola foi uma prioridade. De salientar o envolvimento e entusiasmo de grande número de alunos no projeto.
Em 2015/2016 continuamos com o projeto da horta biológica, tendo-se concretizado um novo compostor sensibilizando a comunidade escolar para a sua utilização. Os alunos de Educação especial acompanhados pelos seus docentes continuaram a desenvolver um trabalho de manutenção na horta biológica. Todas as vertentes do projeto iniciadas nos anos anteriores foram continuadas neste ano. Destaca-se a participação no concurso Eco repórter da energia que foi premiado com uma menção honrosa. Destaca-se também a participação da diretora, dos docentes e alunos da escola no dia das bandeiras verdes em Aveiro (a nível Nacional). Neste ano letivo é de salientar também a realização de uma visita de estudo à ETAR de Ílhavo para os alunos do 8º ano, com a colaboração do transporte da CMI, inserida no projeto eco escolas.
Em 2016/2017 deu-se continuidade ao projeto, salientando-se um ação de parceria da escola com a junta de freguesia de S. Salvador, que consistiu no levantamento de locais com lixo situados no território, sua limpeza e referenciação, fotografia e mapeamento, assinalando os locais em que a deposição ilegal de resíduos mais se faz sentir. No final do dia os resíduos retirados foram entregues no ecocentro de Ílhavo. Muitos resíduos encontrados são reflexo de problemas graves como seringas usadas e resíduos tóxicos de diversa índole permitindo amostrar a necessidade de educar para a defesa do ambiente e alertar para a correta higiene dos espaços da freguesia.
Também em 2016/2017 foi com grande entusiasmo que acolhemos em Ílhavo e na nossa escola os trabalhos do Seminário Eco escolas. A participação de vários docentes, a visita de muitos envolvidos no programa a nível de todo o país, escolas e autarquias, e a colaboração de alguns alunos em diversos momentos deste seminário foram aspetos muito positivos a salientar, além das pertinentes intervenções que nele decorreram nas conferências e painéis que intervieram. De salientar a participação da coordenadora da nossa escola no painel do seminário sobre a “Horta biológica” e o seu aproveitamento como estratégia educativa de inclusão e de articulação interdisciplinar vertical e horizontal dos currículos.
No âmbito da divulgação do programa eco escolas foi mobilizada a comunicação social local (Rádio Terra Nova, Jornais Diário de Aveiro e o Ilhavense) que deu notícia de algumas atividades do projeto desenvolvido na escola.
Em colaboração com o projeto da Fundação Ilídio Pinho, desenvolveu-se o Concurso “Recolher para Valorizar” inter-turmas, tendo sido recolhidos 49,6 kg de tampinhas plásticas, 35 escovas de dentes usadas, 26 pares de óculos usados. Também se realizou uma ação de formação para assistentes operacionais sobre a importância de separar para reciclar e reutilizar, dinamizada pelo engº Luís Rabaça da CMI, no dia eco escolas em que se hasteou a bandeira verde na escola.
Neste ano há ainda por fim a referir o 1º prémio obtido por alunos do 12º ano de Biologia da professora Fátima Seabra, no concurso “Let it grow” do Jardim Zoológico de Lisboa. Assim, alguns alunos e professores acompanhantes tiveram oportunidade da passar uma noite no Zoo, realizando diversas atividades de muito interesse.
No ano letivo de 2017/2018 deu-se continuidade ao trabalho de parceria com o ensino especial nos trabalhos de manutenção da Horta Biológica. Os produtos da hora foram utilizados para a confeção de refeições pelos alunos do ensino especial. A escola participou no projeto “Jovens Repórteres para o Ambiente” com artigos, foto reportagens e um vídeo reportagem. Realizaram-se diversas atividades nos dias assinalados( dia da Terra, dia da água, dia da alimentação…) salientando-se a adaptação de letras de musicas conhecidas a temas ambientais. Mantiveram-se as campanhas de recolha de resíduos ( pilhas, resíduos eletrónicos ), tendo-se acrescentado também a recolha de papel. No final do ano letivo o conselho Eco Escolas realizou-se no pinhal da Murteira, tendo incluído uma palestra sobre espécies invasoras, a recolha de algumas espécies invasoras e um ” piquenique sem plásticos”.
No ano letivo 2018/2019, estabeleceu-se uma maior interação com a junta de freguesia de S. Salvador, no âmbito do projeto eco freguesias XXI, com variadas atividades que culminaram com a apresentação de uma peça de teatro “O Monstro Marinho” à comunidade escolar. De salientar a contribuição da Junta de freguesia nos trabalhos da nossa Horta escolar. Mantiveram-se as campanhas usuais de recolha de resíduos e separação do lixo. Comemoraram-se vários dias especiais nomeadamente o Dia da Terra, Dia do Mar e dia da alimentação…
A comunidade escolar comemorou o dia Eco-escolas em 3 de abril em que houve uma palestra, entre outras atividades, sobre o tema da Floresta e dinamizada pelo ICNF (Coimbra). Nesse dia eco-escolas foi lançado com letra e música originais o novo hino eco-escolas da escola, com a participação dos alunos. Foi lançado uma proposta numa das turmas do 8ºano em ordem à reedição do nosso eco código que foi premiado no concurso nacional dos eco códigos com menção honrosa. Também foram envolvidos os alunos das turmas do 10º ano no concurso JRA na modalidade de artigo e fotorreportagem. Como freelancer a aluna Catarina Oliveira obteve prémios em várias categorias e assim participou em diversos eventos.
No final do ano foi feita, junto à horta da escola, um convívio-lanche sem plásticos para os alunos mais envolvidos nos trabalhos realizados.
No ano letivo de 2019/2020, a situação da pandemia do covid-19, que impôs o encerramento das escolas e a substituição das aulas presenciais por ensino à distância, foi o que mais influenciou os trabalhos previstos e em curso do programa eco escolas na esdjccg. Assim o 2º conselho eco escolas, já marcado e convocado acabou por não se realizar à última hora e o dia eco escolas que geralmente envolve todas as turmas, docentes e assistentes operacionais, também acabou por não ter lugar e não houve a cerimónia habitual do hastear da nossa bandeira verde.
Durante o primeiro período foram marcantes as seguintes atividades realizadas: Ida a Guimarães para receção do prémio menção honrosa no concurso Eco Código 2018-2019 e receção do galardão Eco-escolas do mesmo ano (Objetivos atingidos/Forte motivação para os alunos participantes); 1º Conselho eco-escolas/Proposta de atividades para 2019/2020. Formação de grupos de trabalho (Forte participação dos alunos); Espaços exteriores na escola- estudo com inquérito e análise dos resultados.( O estudo foi feito. No entanto, Até ao final do 2º período só foi possível cumprir alguns objetivos. Os restantes ficaram comprometidos devido à situação causada pelo Covid-19.); Concretização do inquérito ambiental eco-escolas1ª fase do inquérito online (realizada); Campanhas de recolha de resíduos – Geração Depositrão,. Campanha de recolha de escovas de dentes Campanha de recolha de pilhas e eletrodomésticos, etc.(adesão média); Painéis eco escolas (Renovação dos painéis dos blocos E e B); Horta Biológica manutenção da horta, plantação de vegetais, de uma macieira e duas cameleiras (Objetivos atingidos parcialmente, pois no final do ano não foi possível cuidar da horta); Ações de sensibilização para a emergência climática nos dias da greve pelo clima. Assinatura de compromissos para a sustentabilidade Colocação da bandeira eco escola a meia haste ( Objetivos atingidos); Seminário Nacional JRA 2019 -Ílhavo Realizado no Museu Marítimo de Ílhavo, com todo o apoio logístico na esdjccg ( alojamento/ refeições/ preparação dos trabalhos…).
Ainda em regime presencial, no início do segundo período realizaram-se trabalhos no exterior dos blocos da escola como alteração do parqueamento das bicicletas e arranjo das floreiras (objetivos atingidos). Em regime de estudo em casa foi apenas possível envolver alguns alunos assinalando o Dia da Terra, o Dia mundial da bicicleta com cartazes e realizar trabalhos curriculares sobre áreas protegidas e pegada ecológica com elaboração de posters (a exposição destes trabalhos na escola foi suspensa).
Em relação às atividades realizadas estas atingiram os objetivos que tinham sido propostos. Este foi um ano atípico, já que normalmente muitas das atividades iniciadas anteriormente acabam por ser concretizadas no 3º período.
De notar que os professores da equipa eco escola viram nos seus horários de trabalho, marcadas horas destinadas ao projeto e apesar de nem sempre serem coincidentes permitiram a realização dos trabalhos de organização, conceção e coordenação das tarefas necessárias ao eco escolas. Este foi um dos aspetos mais positivos, assumido pela escola em particular pela sua direção.
No ano letivo de 2020/2021, a situação da pandemia do covid-19, que impôs o encerramento das escolas e a substituição das aulas presenciais por ensino à distância continuou a influenciar os trabalhos previstos e em curso do programa eco escolas na esdjccg. No terceiro período devido à intervenção da retirada da cobertura de amianto realizada na escola, que foi um momento importante em termos ambientais mas também de certa forma limitador de atividades previstas neste período. Assim o 2º conselho eco escolas, já marcado e convocado acabou por não se realizar.
O dia eco escolas que geralmente envolve todas as turmas, docentes e assistentes operacionais, ocorreu mas, de forma mais contida reunindo vários participantes no átrio de bloco B, na parte da manhã comemorando em simultâneo o Dia Mundial dos Oceanos. A cerimónia decorreu com: rufar de tambores, leitura de um poema original de uma aluna, cantar do Hino Eco Escolas, hastear simbólico da bandeira e intervenção da Sra. Diretora do agrupamento de escolas. Estiveram presentes os representantes autárquicos quer da Junta de Freguesia quer da Câmara Municipal de Ílhavo. Estiveram expostos na escola vários trabalhos dos alunos sobre áreas protegidas em Portugal (8º ano) e Energias renováveis/ Poluição (10º e 11º anos). Durante a tarde, realizou-se uma aula aberta, com o movimento cívico “Não lixes” e o testemunho do “JOCA”, Fernando Paiva, um dos seus fundadores.
Durante o primeiro período foram marcantes as seguintes atividades realizadas: 1º Conselho eco escolas /Proposta de atividades para 2020/2021. Formação de grupos de trabalho (Forte participação dos alunos); Espaços exteriores na escola- estudo com inquérito e análise dos resultados.( O estudo foi feito. No entanto, Até ao final do 2º período só foi possível cumprir alguns objetivos. Os restantes ficaram comprometidos devido à situação causada pelo Covid-19.); Concretização do inquérito ambiental eco-escolas1ª fase do inquérito online (realizada); Campanhas de recolha de pequenos resíduos – Geração Depositrão,. Campanha de recolha de escovas de dentes Campanha de recolha de pilhas
Painéis eco escolas (Renovação dos painéis dos blocos E e B); Horta Biológica plantação de duas cameleiras; Seminário Nacional JRA 2019 -on line
Ainda em regime presencial, no início do segundo período realizaram-se trabalhos no exterior dos blocos da escola como alteração do parqueamento das bicicletas e arranjo das floreiras (objetivos atingidos). Em regime de estudo em casa foi apenas possível envolver alguns alunos assinalando o Dia da Terra, o Dia mundial da bicicleta com cartazes e realizar trabalhos curriculares sobre áreas protegidas e pegada ecológica com elaboração de posters.
Em relação às atividades realizadas estas atingiram os objetivos que tinham sido propostos. Este foi um ano atípico, já que normalmente muitas das atividades iniciadas anteriormente acabam por ser concretizadas no 3º período. Desta forma no dia 18 de junho, alguns alunos do 10º e 8º anos, finalizando o ano letivo, participaram na atividade inserida no Projeto ABC – “Agir sobre a Beata Contada”, da Junta de Freguesia de S. Salvador (eco freguesia).
De notar que os professores da equipa eco escola viram nos seus horários de trabalho, marcadas horas destinadas ao projeto e apesar de nem sempre serem coincidentes permitiram a realização dos trabalhos de organização, conceção e coordenação das tarefas necessárias ao eco escolas. Este foi um dos aspetos mais positivos, assumido pela escola em particular pela sua direção.
No ano letivo 2021/2022 continuamos com as atividades na horta biológica, envolvendo alunos da educação especial. No recinto escolar foram plantadas várias árvores de fruto e nas floreiras plantaram-se algumas flores. Nos espaços exteriores, com a colaboração da professora de E.V. foi pintada a mesa circular e a rosa dos ventos. Foram assinalados vários dias mundiais e em particular o Dia Eco Escolas. Foram dinamizadas várias campanhas; recolha de papel, rolhas de cortiça, pilha e escovas de dentes.
Continuou a participação da Escola nos JRA com artigos e fotorreportagens. Mantivemos a parceria com a CMI e a Junta de Freguesia de S. Salvador.
No ano de 2023/24 a equipa Eco Escola deu continuidade às atividades que manteve desde o ano anterior e realizamos as que se destacam:
– Provas de águas, no Dia Mundial da Água;
-Workshops de trabalhos manuais usando materiais reciclados;
-Peddy-paper ecológico integrado no festival 4ALL