Escola Básica e Secundária da Calheta/ PE da Calheta – Pólo da Calheta

Município: Calheta (Madeira)

Informação
Grau de ensino:

2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário

Tipo de Escola:

Pública

Localização
Distrito: R.A. Madeira
Concelho: Calheta (Madeira)

Morada:
Rua Simão Gonçalves da Câmara n.º 39 Lombo da Estrela
9370-139 Calheta

Telefone:
291 820 000

Localização GPS: 32.720772, -17.177608

Breve descrição

A Escola foi criada em 1972, pela portaria nº562, de 28 de Setembro, situando-se na Vila da Calheta, nas instalações pertencentes à Santa Casa da Misericórdia. Designava-se então Escola Preparatória Simão Gonçalves da Câmara, onde funcionava apenas o ciclo preparatório.
Só em 1976/77 foi criado o ensino unificado. As limitações e condicionalismos físicos desta escola levaram à construção de um conjunto de três edifícios no sítio da Vargem – Estrela que iniciaram a sua actividade em 22 de Novembro de 1981.
Este conjunto foi posteriormente ampliado, em duas etapas, e a escola é actualmente composta por cinco edifícios. Pela portaria nº20/94 de 21 de Fevereiro, foi criada a Escola Básica e Secundária da Calheta. A evolução seguinte aconteceu com a construção de um pavilhão gimnodesportivo, visto tratar-se da uma carência de vulto a nível de recursos físicos disponíveis. Posteriormente construiu-se a piscina que entrou em funcionamento no ano lectivo de 2006/2007, encerrando assim os ciclos de crescimento da escola em termos de infra-estruturas.
O nosso símbolo é composto por um francelho de cor azul e pode ser explicado por duas vertentes: a cor azul simboliza o céu, o mar, o espaço, a cor dominante na Terra; o francelho é uma ave de rapina típica da zona de implantação da escola e era frequentemente avistado a sobrevoar a zona sobranceira ao mar e significa a liberdade, o espaço, a identidade regional.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas
  1. 1996-1997
  2. 1997-1998
  3. 1998-1999
  4. 1999-2000
  5. 2000-2001
  6. 2001-2002

    2001-2002

    galardoada

  7. 2002-2003

    2002-2003

    galardoada

  8. 2003-2004

    2003-2004

    inscrita

  9. 2004-2005

    2004-2005

    galardoada

  10. 2005-2006

    2005-2006

    galardoada

  11. 2006-2007

    2006-2007

    galardoada

  12. 2007-2008

    2007-2008

    galardoada

  13. 2008-2009

    2008-2009

    galardoada

  14. 2009-2010

    2009-2010

    galardoada

  15. 2010-2011

    2010-2011

    galardoada

  16. 2011-2012

    2011-2012

    galardoada

  17. 2012-2013

    2012-2013

    galardoada

  18. 2013-2014

    2013-2014

    galardoada

  19. 2014-2015

    2014-2015

    galardoada

  20. 2015-2016

    2015-2016

    galardoada

  21. 2016-2017

    2016-2017

    galardoada

  22. 2017-2018

    2017-2018

    galardoada

  23. 2018-2019

    2018-2019

    galardoada

  24. 2019-2020

    2019-2020

    galardoada

  25. 2020-2021

    2020-2021

    galardoada

  26. 2021-2022

    2021-2022

    galardoada

  27. 2022-2023

    2022-2023

    galardoada

  28. 2023-2024

    2023-2024

    inscrita

Galeria de Imagens

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

A aplicação da metodologia do programa Eco-Escolas permite desenvolver um programa de educação ambiental coerente e o estabelecimento de uma verdadeira comunidade educativa.
O programa Eco-escola tem como objetivos:
– integrar e promover o desenvolvimento de atividades que reforcem a articulação pedagógica e a transversalidade entre os conteúdos disciplinares e não disciplinares, em prol do Ambiente;
– sensibilizar e melhorar a capacidade de participação, intervenção e cooperação da Comunidade Educativa;
– promover a integração da comunidade Escolar no meio onde está inserida, realizando parcerias com entidades locais, nacionais ou internacionais para o desenvolvimento de atitudes e atividades ecológicas;
– promover ações que permitam aos diversos elementos da Comunidade Educativa (alunos, professores, pais e encarregados de educação, assistentes operacionais) desenvolver valores e atitudes associados à valorização do indivíduo a nível pessoal e social.
Aos alunos é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão, organização, execução, e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.