Escola Básica e Secundária da Calheta/ PE da Calheta - Pólo da Calheta (antiga EB/S da Calheta)

Breve descrição

A Escola foi criada em 1972, pela portaria nº562, de 28 de Setembro, situando-se na Vila da Calheta, nas instalações pertencentes à Santa Casa da Misericórdia. Designava-se então Escola Preparatória Simão Gonçalves da Câmara, onde funcionava apenas o ciclo preparatório.
Só em 1976/77 foi criado o ensino unificado. As limitações e condicionalismos físicos desta escola levaram à construção de um conjunto de três edifícios no sítio da Vargem – Estrela que iniciaram a sua actividade em 22 de Novembro de 1981.
Este conjunto foi posteriormente ampliado, em duas etapas, e a escola é actualmente composta por cinco edifícios. Pela portaria nº20/94 de 21 de Fevereiro, foi criada a Escola Básica e Secundária da Calheta. A evolução seguinte aconteceu com a construção de um pavilhão gimnodesportivo, visto tratar-se da uma carência de vulto a nível de recursos físicos disponíveis. Posteriormente construiu-se a piscina que entrou em funcionamento no ano lectivo de 2006/2007, encerrando assim os ciclos de crescimento da escola em termos de infra-estruturas.
O nosso símbolo é composto por um francelho de cor azul e pode ser explicado por duas vertentes: a cor azul simboliza o céu, o mar, o espaço, a cor dominante na Terra; o francelho é uma ave de rapina típica da zona de implantação da escola e era frequentemente avistado a sobrevoar a zona sobranceira ao mar e significa a liberdade, o espaço, a identidade regional.

Grau de ensino: 2º Ciclo; 3º Ciclo; Secundário

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

A aplicação da metodologia do programa Eco-Escolas permite desenvolver um programa de educação ambiental coerente e o estabelecimento de uma verdadeira comunidade educativa.
O programa Eco-escola tem como objetivos:
- integrar e promover o desenvolvimento de atividades que reforcem a articulação pedagógica e a transversalidade entre os conteúdos disciplinares e não disciplinares, em prol do Ambiente;
- sensibilizar e melhorar a capacidade de participação, intervenção e cooperação da Comunidade Educativa;
- promover a integração da comunidade Escolar no meio onde está inserida, realizando parcerias com entidades locais, nacionais ou internacionais para o desenvolvimento de atitudes e atividades ecológicas;
- promover ações que permitam aos diversos elementos da Comunidade Educativa (alunos, professores, pais e encarregados de educação, assistentes operacionais) desenvolver valores e atitudes associados à valorização do indivíduo a nível pessoal e social.
Aos alunos é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão, organização, execução, e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas

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