Escola Básica de Santão

Breve descrição

Grau de ensino: 1º Ciclo

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

Ano letivo 2013/2014
O Centro Escolar de Santão, do Agrupamento de Escolas da Lixa, concelho de Felgueiras no ano letivo 2013/14 candidatou-se ao Programa Eco Escolas, trabalhando os seguintes temas: água, resíduos, energia, agricultura biológica, embelezamento dos espaços exteriores e biodiversidade. Neste ano letivo recebeu o seu 1.º galardão Eco-Escolas.
Ainda em 2013/14 recebeu o galardão de Escola Sabiente, resultante da sua participação no Projeto Sabientar, da Empresa SUMA em colaboração com o Município de Felgueiras.

Ano letivo 2014/2015
O Centro Escolar de Santão candidata-se novamente ao galardão de Eco-Escola, após ter dado cumprimento ao seu Plano de Ação sobre as temáticas: resíduos, água, energia, agricultura biológica, biodiversidade, espaços exteriores.
Esta comunidade escolar participou novamente no Projeto Sabientar; no Projeto "Heróis da Fruta" produzindo um hino que pode ser apreciado em .https://www.youtube.com/watch?v=HW2YLNWzcR4; participou na campanha de angariação de pilhas em benefício do IPO, do programa "O pilhão vai à escola"; iniciou a recolha de óleos alimentares usados e a produção de velas aromáticas a partir de óleos alimentares usados, no âmbito do projeto "Vela por óleo"; inscreveu-se no projeto "Roupas usadas não estão acabadas", candidatando-se ao concurso "Criar com estilo" onde obteve o terceiro prémio; participou nas atividades WDA em 07/11/2014 e 22/04/2015, publicadas em .http://eco-schools-projects.org/wda/2014/11/09/world-day-of-action-portugal-escola-basica-de-santao-felgueiras/ e .http://eco-schools-projects.org/wda/2015/04/26/world-earth-day/. Ao longo do ano, foram elaborados trabalhos com recurso a materiais recuperados, para decoração da escola e participação em concursos promovidos pela Câmara Municipal de Felgueiras e uma constante separação de resíduos sólidos com valor, resíduos orgânicos para compostagem, papel e embalagens recolhidos pela empresa SUMA, plásticos e tampinhas para a Misericórdia de Felgueiras. Reconhecendo a importância da sensibilização das crianças e da comunidade para a problemática ambiental, é intenção desta escola inscrever-se novamente, no próximo ano letivo, no Programa Eco-Escolas.
Em 2014/2015 a Escola foi galardoada pela segunda vez.

Ano letivo 2015/2016
Cientes da responsabilidade numa ação proactiva no sentido de preparar cidadãos ativos, críticos e responsáveis, capazes de fazerem um uso razoável dos recursos do ambiente, preservando espécies e habitats naturais, a Escola Básica de Santão integra novamente, o Programa Eco-Escolas. Sentimos que há muito para fazer, muitas experiências para conhecer, novas práticas a implementar e partilhar no âmbito da Educação Ambiental.
A sociedade contemporânea leva-nos a refletir sobre princípios concordantes com desafios colocados nos domínios ambiental, social e económico.
Formar para o respeito pelo ambiente e para o desenvolvimento sustentável implica educação para uma cidadania ativa, consciente e responsável. Estamos cientes que o mundo se confronta com uma série de problemas ambientais, desde a destruição de habitats, o aquecimento global, as chuvas ácidas… As escolas devem promover e encorajar a compreensão da importância e das medidas requeridas para a implementação da política dos 3R´s a conservação da diversidade biológica e o conhecimento de fatores de risco que devemos contrariar para evitar a situação irreversível da perda de biodiversidade.
A nossa experiência como cidadãos e como docentes leva-nos a admitir que a Escola tem que ser um pólo de interiorização e de difusão dos valores de Desenvolvimento Sustentável e um motor de mobilização das famílias e da sociedade, através dos alunos. Deste modo, procurámos envolver a Escola Básica de Santão em projetos que façam convergir conhecimento e ação, teoria e prática, estreitando laços entre Instituição e Comunidade. Ao longo do ano letivo esta escola trabalhou a separação e valorização dos resíduos através da participação em diversos projetos e concursos. Passamos a referir os mais significativos: “Vela por óleo”; “Roupas usadas não estão acabadas” sensibilizando para uma recolha consciente e participando no concurso “Criar com estilo”; “O pilhão vai à Escola”; os concursos de presépios e de espantalhos, promovidos pela Câmara Municipal de Felgueiras; participação na atividade Global Action Day, publicando um pequeno vídeo sobre o fabrico de velas aromáticas a partir de óleos alimentares usados; participação no movimento “Plantar Portugal” com a plantação de um carvalho nacional no espaço de recreio e o cultivo de ervas aromáticas; o Projeto Heróis da Fruta onde os alunos desenvolveram atividades de grande valor pedagógico com a criação de um hino que pode ser apreciado em https://www.youtube.com/watch?v=mJOecPZa3bE; a plantação de árvores de fruto no espaço de recreio; atividades diversificadas (palestras e jogos) em articulação com a Nutricionista da Câmara Municipal de Felgueiras e os serviços de Saúde, desenvolvimento das atividades práticas da Formação PASSE (Programa de Alimentação Saudável e Saúde Escolar) que todos os docentes titulares de turma estão a frequentar, a palestra sobre Alimentação Saudável e sustentável e sobre a importância das leguminosas.
No presente ano letivo a escola inscreveu-se no Projeto Rios e apresentou o seu plano de trabalho que terá início em setembro de 2016/17, com o apoio de técnicos responsáveis pelo Projeto, da Câmara Municipal de Felgueiras e com o apoio financeiro da Junta de Freguesia e da Associação de Pais.
De extrema importância para a consolidação de conhecimentos e valores foram as visitas realizadas ao Parque Nacional da Peneda Gerês e ao Aterro Sanitário de Lustosa, concretizadas com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras, Associação de Pais e Empresa SUMA.
Cumprido o Plano de Ação, a Escola candidata-se ao galardão Eco-Escolas 2016 e recebe o seu 3.º galardão na cerimónia que decorreu em Aveiro, em 30 de setembro de 2016.

Ano letivo 2016/17
A Escola trabalhou novamente o Programa Eco-Escolas, nos temas: resíduos, água, energia, biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores e alimentação saudável. Seguiu a metodologia do Programa e, em articulação, trabalhou projetos subsidiários deste: Heróis da Fruta, o Pilhão vai à Escola”, Dia de aulas ao ar livre, integrou o movimento “Vamos Plantar Portugal”, Projeto Rios, Concursos promovidos pela Câmara Municipal, “Roupas usadas não estão acabadas”, Campanha de valorização de resíduos da AMBISSOUSA; “Vela por óleo”. Com todo este envolvimento a escola contribui para a formação integral dos seus alunos e presta reconhecido serviço à comunidade. Mais uma vez a EB de Santão é candidata ao galardão Eco-Escola 2016-17.

Ano letivo 2017/18
À semelhança de anos anteriores, mais uma vez a Escola trabalhou o Programa Eco-Escolas, nas mais diversas valencias de entre os quais: resíduos, água, energia, biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores, horta-bio, floresta e alimentação saudável. Seguiu a metodologia do Programa e, em articulação, trabalhou projetos subsidiários deste: Heróis da Fruta, o Pilhão vai à Escola”, Dia de aulas ao ar livre, integrou o movimento “Vamos Plantar Portugal”, Projeto Rios, Concursos promovidos pela Câmara Municipal, "Neste Natal ser guloso dá prémios", “Roupas usadas não estão acabadas”, Campanha de valorização de resíduos "Produzir com Lixo", “Vela por óleo”. No âmbito destes projeto e concursos destacam-se as seguintes atividades e/ou comemorações: Global Action Days, Dia da Alimentação, Missão Continente Escola, Dia da Árvore ( largada de balões biodegradáveis com sementes de bétula), Dia Mundial do Ambiente (caminhada ao ao troço Rio Tressousa adotado pela Escola), flores da nossa Escola, ampliação do jardim vertical e limpeza dos espaços envolventes à Escola. Com todo este envolvimento a escola contribui para a formação integral dos seus alunos e presta reconhecido serviço à comunidade. Mais uma vez a EB de Santão foi galardoada no ano transato.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas

  2019-2020 2018-2019 2017-2018 2016-2017 2015-2016 2014-2015 2013-2014 2012-2013 2011-2012 2010-2011 2009-2010 2008-2009 2007-2008 2006-2007 2005-2006 2004-2005 2003-2004 2002-2003 2001-2002 2000-2001 1999-2000 1998-1999 1997-1998 1996-1997
inscrita                                    
galardoada                                    
visitada