Escola Básica e Secundária de Rio Tinto

Breve descrição

A Escola Secundária de Rio Tinto faz parte do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3.
O agrupamento é uma instituição pública de educação, que atento ao meio em que está inserido, presta à sua comunidade um serviço de qualidade, quer a nível da gestão e funcionamento organizacional, quer ao nível da educação e formação que presta, qualificando os seus alunos para o prosseguimento de estudos ou para a integração no mundo do trabalho, num ambiente de humanismo e responsabilidade, pautado por elevados padrões de exigência.
É um agrupamento com contrato de Autonomia, e com um projeto educativo, centrado em estratégias inovadoras de combate ao insucesso escolar, num processo criativo e rigoroso de gestão do currículo envolvendo todos os agentes educativos (...), alunos, funcionários e comunidades...

Grau de ensino: 3º Ciclo; Secundário; Profissional

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

O Projeto Eco Escolas é um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela Escola, no âmbito da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela Escola no sentido da promoção, da sensibilização da população em geral e da comunidade escolar em particular, para os problemas ambientais.
Pretende-se que a comunidade adquira atitudes/comportamentos do âmbito da Educação Ambiental, tal como Reduzir, Reutilizar e Reciclagem e que descubra a natureza e as suas belezas e harmonia. Nesse sentido o nosso trabalho é complementar e essencial já que a educação para a arte e para a estética, de abertura para o sublime, são os parentes pobres dos currículos e dos projectos educativos.
O nosso grande objetivo assenta na educação para o Saber Ser e para Saber Estar, no sentido que se mantenham ligadas ao território, que saibam observa-lo, valoriza-lo, que consigam emocionar-se perante uma paisagem, perante uma flor ou perante a vida. É também nosso objetivo contribuir para que sejam cada vez menos aqueles que passem indiferentes junto de um carvalho ou sobreiro que apesar de protegido foi derrubado na penumbra da última noite, que não vejam o moinho que se vai degradando porque já não é utilizado, uma quinta que é demolida para dar lugar a algum equipamento que poderia estar num qualquer outro lugar, com a substituição exponencial do verde dos campos por uma urbanização galopante quando existem inúmeras casas entaipadas.
Tudo isto desenvolvido num contexto que permite ainda potenciar o exercício de uma liberdade autónoma, consciente, responsável e criativa, contribuindo para uma Educação que ensine a aprender a ser e a viver juntos, aprender a estar, a conhecer, a fazer, a pensar e aprofundar autonomamente saberes e competências, o que implica o exercício da Democracia, da Cooperação, da Criatividade, da integração da comunidade, da valorização do saber popular e erudito, do trabalho manual e intelectual para uma vida futura ecológica e saudável e em prol de um Desenvolvimento Sustentável, consequentemente equitativo.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas

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