Colégio D. José I

Breve descrição

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”
Jean Piaget
Atualmente, a escola já não é encarada como um espaço físico onde os professores transmitem conhecimentos já desenvolvidos aos alunos, que absorvem os saberes de forma passiva. Ela visa o desenvolvimento integral de cada ser humano, na sua vertente cognitiva, artística, cultural, emocional e moral. Como tal, um conjunto de valores, ideias e princípios são trabalhados e desenvolvidos, com vista a contribuir para a construção de crianças felizes e futuros adultos dotados de capacidade criativa e crítica.
O Colégio D. José I é um estabelecimento particular e cooperativo de ensino pré-escolar, básico e secundário, com autonomia pedagógica, sedeado na freguesia de Santa Joana, em Aveiro. Foi criado no ano de 1997. Iniciou a sua atividade de serviço público em instalações provisórias, no ano letivo de 1997/98 e no mesmo ano letivo, em abril de 1998, mudou para as atuais instalações sitas na Rua Luís de Camões, Santa Joana.

Grau de ensino: Jardim de Infância; 1º Ciclo; 2º Ciclo; 3º Ciclo; Profissional

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

“Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.” (ABAE – PROGRAMA ECO-ESCOLAS)
Para o desenvolvimento de uma verdadeira consciência ecológica, é necessário que a educação promova o desenvolvimento global do ser humano em todas as suas dimensões - cognitivas, afetivas, intuitivas, sensoriais, éticas e estéticas e potencie múltiplos saberes de forma a permitir uma melhor compreensão da complexidade do mundo e viabilizar o uso de ferramentas que permitam agir com consciência, responsabilidade, ética e afeto.

O projeto está orientado para a implementação da Agenda 21, certificando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental ao ambiente e comunidade escolar.
“Educar para o ambiente e o desenvolvimento é indubitavelmente um fator decisivo na construção da Mudança; é a forma mais eficaz e duradoira de produzir as bases para a emergência de novas políticas, conducentes a formas de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL formuladas sob novos paradigmas. "Pensar globalmente, agir localmente".” (ABAE – PROGRAMA ECO-ESCOLAS)

As ações desenvolvidas pelos alunos e toda a comunidade educativa envolvente visam proporcionar a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente, o Mundo.

As suas principais diretrizes são:
• A aplicação da metodologia do programa Eco-Escolas permite desenvolver um programa de educação ambiental coerente e o desenvolvimento de toda a comunidade educativa;
• A participação de vários elementos da comunidade escolar na execução de um projeto que estimula mais e melhor trabalho;
• A aplicação de metodologias de participação ativa;
• A transversalidade do projeto e o carácter interdisciplinar das ações;
• A inter-relação entre educação ambiental, educação para a ciência e ensino experimental;
• A relação escola-comunidade, designadamente através de parcerias com entidades externa (PSP, CMA, Junta de Freguesia, ERSUC, outros…)
• Desenvolver trabalho para um Desenvolvimento Sustentável (dirigido para os seus três pilares: economia; ambiente; sociedade).
Como Eco-Escola toda a comunidade participa em torno do mesmo objetivo: desenvolver uma nova atitude e postura perante o nosso planeta, levando ao firme compromisso de alcançar a sustentabilidade e a celebração do mundo, das pessoas e da vida.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas

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