Escola Secundária de Vila Verde

Breve descrição

A Escola Secundária de Vila Verde (ESVV) localiza-se na sede do Concelho de Vila Verde. Este ocupa uma área de 228.7 Km2, dividida por 33 agrupamentos de freguesias, as quais, de acordo com os censos de 2011, albergam uma população de 47.887 habitantes. A população escolar do concelho encontra-se distribuída por quatro territórios educativos: Vila Verde e Pico de Regalados, Vila de Prado, Moure e Ribeira do Neiva e Escola Secundária de Vila Verde (ESVV).
A Escola funciona desde o ano letivo de 1986/87 e, até 2011, apresentava um Projeto pavilhonar de base Técnica.
Em 2011 a intervenção contemplou a reorganização de todo o espaço da escola e dos seus acessos, de forma a tornar mais clara a diferenciação entre as diversas funções aí desenvolvidas.
Construiu-se um novo edifício para albergar todo o setor da cozinha, refeitório, cafetaria e apoios, bem como compartimentos para pausa de funcionários e associação de alunos. A localização deste corpo permite diferenciar os acessos ao recinto da escola, separando os de serviço dos de receção quotidiana de alunos, professores e funcionários.
As demolições possibilitaram a construção de um novo corpo que, além de dotar a escola de um espaço de acesso e receção, possibilita a concentração de todas as atividades não letivas, que se desenvolvem em torno dos espaços de circulação no acesso aos núcleos formais de aprendizagem. O espaço da biblioteca, bem como a secretaria, o auditório e a grande sala da cafetaria/refeitório relacionam-se diretamente com o átrio de acesso à escola – espaço amplo obrigatoriamente atravessado por todos.
Neste edifício localizam-se, no piso 2, os espaços de trabalho e de pausa destinados aos professores e à direção da escola. No piso 3, situam-se alguns espaços de apoio e acompanhamento ao aluno (p. ex., gabinete de psicologia), bem como gabinetes de trabalho de professores e funcionários e as instalações do Centro de Formação de professores.
Os corpos existentes foram integralmente ocupados por salas de aulas e espaços complementares. A estes juntam-se novos espaços – laboratórios, salas TIC – e mais salas de aulas normais, por forma a dar resposta às necessidades atuais.
Esta concentração dos espaços letivos facilita o seccionamento das instalações no uso dos espaços em atividades extra curriculares e fora dos horários normais de funcionamento da escola.
As obras de ampliação/requalificação e modernização da implicaram um investimento global a rondar os 13 milhões de euros e foram desenvolvidas no âmbito do processo de renovação do Parque Escolar Nacional.

Grau de ensino: 3º Ciclo; Secundário; Profissional

Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas

O Eco-Escolas é um programa internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e sensibilização/educação para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis. Este Programa visa ainda criar hábitos de participação e cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. Assim, as escolas participantes neste programa deverão desenvolver um conjunto de ações e atividades envolvendo os diferentes elementos da comunidade escolar, com especial destaque para os alunos, mas também os professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e comunidade envolvente.
O trabalho a desenvolver é definido num plano de ação que engloba como temas obrigatórios os resíduos, água e energia e ainda, no presente ano, a floresta. Para além destes serão, também, trabalhados outros temas como a agricultura biológica, a alimentação saudável e sustentável, o ruído, entre outros, sempre numa perspetiva da proteção ambiental e da promoção da sustentabilidade, não esquecendo a vertente social. Este plano é implementado ao longo do ano letivo e contempla a promoção da separação correta de resíduos na sala de aula; a recolha e encaminhamento para reciclagem de papel e cartão, pilhas, lâmpadas, tinteiros e tonners, rolhas de cortiça, tampinhas plásticas e cápsulas de café; concursos (separação de resíduos, póster eco-código, árvore de Natal Tetrapack,…); comemoração do dia Eco-Escola, palestras e campanhas de sensibilização ambiental; sementeira e plantação de espécies autóctones; auditoria ambiental; caminhada de sensibilização e divulgação do meio florestal do concelho de Vila Verde, entre outras atividades. Destaca-se ainda a importância do tratamento dos temas ambientais no âmbito dos programas curriculares das diferentes disciplinas.
A colaboração de todos os elementos da comunidade escolar é de fundamental importância para a consecução dos objetivos do programa e a formação de uma geração mais sensibilizada e ativa na promoção da sustentabilidade ambiental que assegure um futuro mais risonho para o planeta. Assim, todos podem e devem colaborar, seja no trabalho com os alunos, seja na implementação de atitudes ambientalmente adequadas.
Lembramos que a escola dispõe de um local de recolha de resíduos (ecoponto), localizado no bloco administrativo, junto às escadas de acesso ao Piso 2 (Direção, sala de Professores), para lâmpadas, pilhas, rolhas de cortiça, tinteiros e tonners e cápsulas de café, onde os materiais colocados contribuem com alguns “pontinhos” para o desempenho ambiental da escola e, alguns, para o apoio a causas de solidariedade social.
No final do ano, a escola, mais uma vez e em função do trabalho e resultados obtidos, irá candidatar-se ao Galardão Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas que atesta as boas práticas ambientais implementadas.

Histórico de participação e Galardão Eco-Escolas

  2019-2020 2018-2019 2017-2018 2016-2017 2015-2016 2014-2015 2013-2014 2012-2013 2011-2012 2010-2011 2009-2010 2008-2009 2007-2008 2006-2007 2005-2006 2004-2005 2003-2004 2002-2003 2001-2002 2000-2001 1999-2000 1998-1999 1997-1998 1996-1997
inscrita                        
galardoada                            
visitada