Patrícia Ferreira, licenciada em Psicologia da Educação, exerce desde 2013 o cargo de Assessora de Vereação da Câmara Municipal de Guimarães para a Educação. Coordena as Redes de Psicólogos do Ave e de Educação Parental locais no âmbito do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave. É responsável municipal pelo Programa Eco-Escolas e coautora do programa de Educação Ambiental PEGADAS. Integra a equipe de candidatura do processo ECO XXI. Colabora com a Estrutura de Missão 2030 para as questões de estratégia ambiental de Guimarães. Coordena os Projetos Educativos municipais e os projetos educativos intermunicipais no âmbito do PIICIE do Ave. Com participação ativa na comunidade escolar, pautou sempre o seu exercício profissional pela lógica da articulação, envolvimento e cooperação com os diferentes projetos educativos das escolas.