Pedro Gonçalves

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Pedro Gonçalves, Técnico de Gestão Ambiental Nível 4, pela Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento, em 2014.

Nasceu em 1995 e reside, no concelho do Seixal, Margem Sul – “margem certa” do Tejo.

Realizou estágio curricular na Associação Bandeira Azul da Europa em 2014, tendo desde essa altura colaborado com a ABAE como voluntário, Jovem Repórter e atualmente fazendo o acompanhamento do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente.

Frequenta o último ano do curso de Gestão de Lazer a Animação Turística, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Contacto: pedrogoncalves@abae.pt

Catarina Gonçalves

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Licenciada em Sociologia com especialização na área da Medicina e da Saúde pela Universidade Autónoma de Lisboa, Catarina Gonçalves desempenha desde 1998 as funções de Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul na Associação Bandeira Azul da Europa, ABAE, representante da FEE (Foundation for the Environmental Education).

Enquanto formadora em Educação Ambiental lecionou e continua a colaborar com várias instituições no enriquecimento de cursos de especialização de Saúde Pública, Autoridade Marítima e Educação Ambiental, formação de professores, técnicos de municípios, entre outros.

Da sua atividade de coordenação do Programa Bandeira Azul (PBA), salientam-se, entre outras atividades: a representação de Portugal nas reuniões de Operadores Nacionais; a representação da FEE como país mentor no desenvolvimento do PBA em países de expressão portuguesa; implementação anual do programa de vigilância de praias; publicação de brochuras comemorativas dos 25 e 30 anos do PBA; organização de Seminários e Conferências anuais e temáticas; organização de campanhas de educação e sensibilização ambiental para o desenvolvimento sustentável; integrante de júris de campanhas e concursos nacionais; integrante de grupos de trabalho relacionados com critérios de qualidade de praias, marinas e embarcações de recreio.

O seu trabalho é fundamentalmente interinstitucional com outros organismos, governamentais, não governamentais, privados, outras associações e instituições de ensino.

A caminhada e a patinagem ao ar livre, seus desportos de eleição proporcionam-lhe a combinação ideal com o seu gosto pela natureza!

Sara Otero

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Sara Margarida Palmeiro Otero,  nasceu a 27 de Fevereiro de 1973 em  Lisboa.

Agrega de uma forma singular em Portugal a formação em Engenharia Florestal, o conhecimento científico e técnico sobre o sector Florestal, e a visão estratégica da Comunicação, Gestão de Crise e Assessoria Mediática. A capacidade de implementação e treino no terreno, através de uma intervenção integrada em Coaching Executivo, garantem a persecução dos objetivos de comunicação e relações institucionais visando toda a cadeia de Stakeholders.

Licenciada em Engenharia Florestal, pelo Instituto Superior de Agronomia, ramo Gestão de Recursos Naturais, desenvolveu toda a sua carreira profissional em Comunicação e Relações Públicas e Coaching Executivo. Com uma formação Accredited Coach Training Program, acreditado pela International Coach Federation, nos últimos oito anos tem desenvolvido projetos de Coaching Executivo em diversas empresas portuguesas. Especialista em Comunicação Estratégica, Assessoria de Imprensa e Gestão de Crise, foi Diretora de Contas na Imago-Imagem e Comunicação e Diretora de Clientes na Llorente & Cuenca, permitindo-lhe trabalhar com empresas e associações do sector florestal. Ao longo do seu percurso profissional realizou uma Pós-Graduação em Comunicação Empresarial, pela Escola Superior de Comunicação Social, e um Master em Responsabilidade Corporativa Empresarial, pelo Centro de Investigação de Economia e Sociedade, da Universidade de Barcelona. Na área da responsabilidade corporativa e social, desenvolveu vários projetos com diversas ONG, como a Fundação do Gil, entre outros, tendo igualmente lançado de raíz a Direção de Marketing e Comunicação do Comité Paralímpico de Portugal. Tem um Curso de Formação Profissional em Jornalismo pelo CENJOR e o Curso de Formação de Formadores pelo IEFP, tendo sido redatora da Naturlink.pt no início da sua carreira profissional.

Diogo Gomes

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
  Diogo Nuno Correia Gomes

Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 2010. Educador e Animador do Jardim Zoológico desde 2011. Técnico educativo, responsável pela componente tecnológica dos programas educativos, no Centro Pedagógico do Jardim Zoológico. Formador na área da Educação Ambiental.

João Taborda

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

João Taborda, Licenciado em Design de Interiores pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Trabalhou no Atelier de Maria José Salavisa e abriu o seu próprio Atelier com duas sócias INSIGHT, Arquitetura e Design de Interiores, do qual já não faz parte. Colaborou com outros Atelier de Arquitetura como é o caso da FFCB, no Atelier TMBPCM – Arquitetura, Design e Planeamento Urbano Lda. Realizou diversos trabalhos gráficos para a Companhia de Dança Contemporânea de Alcobaça, para o Externato de S. José e para a RDP. Fez também desenhos de figurinos para diferentes peças de Dança e produziu espetáculos para o Colégio da Bafureira.

Está ligado à Educação. Foi professor de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica no Colégio da Bafureira na Parede. Atualmente trabalha na Junta de Freguesia do Lumiar, onde coordena um CAF. Colabora com a UHU nas formações ao ensino Básico nas diferentes Escolas do País.

Joana Faria

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Joana Faria, Licenciada em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia, onde desenvolveu igualmente vários trabalhos de Investigação na área das Alterações Climáticas.

Com 12 anos de experiência profissional, participou em vários grupos de trabalho do Ministério da Agricultura e teve assento em diversas organizações internacionais como a ENFE – European Network of Forest Entrepreneurs, CEETTAR – Confédération Européenne des Entrepreneurs de Travaux Agricoles, Ruraux et Forestiers e EFNA – European Forest Nursery Association.

Em 2016, integrou a Associação para uma Gestão Florestal Responsável, Organização que representa o FSC® (Forest Stewardship Council®) em Portugal, para a  promoção de uma gestão ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável das florestas no mundo inteiro, através do processo de certificação florestal.

Desde 2017, assume funções de Secretária Executiva no FSC Portugal.

Leonor Prata

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias

Leonor Prata
Na sua adolescência, Leonor fez parte do Programa Eco-Escolas da sua escola, uma experiência que foi importante e valiosa para o seu desenvolvimento pessoal, académico e como cidadã.

Tem seguido um caminho na Sociologia, Licenciada pelo ISCTE-IUL, Mestre pela London School of Economics and Political Science, é presentemente doutoranda no Programa Inter-Universitário em Sociologia (OPENSOC) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, integrada no Observatório de Ambiente e Sociedade (OBSERVA ICS-UL).

Sob a orientação de Luísa Schmidt, e com a colaboração da ABAE, desenvolve uma investigação acerca do Programa Eco-Escolas em Portugal. Pretende compreender a realidade deste Programa Internacional em Portugal, que tem sido reconhecido pelo seu sucesso e resiliência, caracterizando, ao nível da ABAE e das Escolas e suas comunidades educativas, as suas abordagens pedagógicas e organizacionais, e investigando os fatores que constrangem e nutrem o desenvolvimento de competências para a cidadania tal como mudanças organizacionais nas escolas para a promoção do desenvolvimento sustentável ao nível local (Agenda Local 21 Escolar).

Helena Barracosa

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Helena Barracosa, Licenciada em Biologia (ramo de formação educacional) pela Universidade de Coimbra.  Mestre em Química celular pela Universidade do Algarve. Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Educação Ambiental pela Universidade de Santiago de Compostela no âmbito do Doutoramento Interuniversitário em Educação Ambiental. Professora do Quadro do Agrupamento de Escolas João de Deus, Faro do Grupo 520, Biologia e Geologia. Coordenadora do Programa Eco-Escolas desde 2008. Investigadora do Projeto EqEA em Portugal (IA/CCMAR). Formadora pelo CCFC em várias áreas e domínios,  incluindo Educação Ambiental.  Dinamizadora da REpEA (Rede de Equipamentos para a Educação Ambiental. Diretora da Ecoteca de Olhão (IPAMB/ICN/CMO). Autora de várias publicações, comunicações em congressos e participação em grupos de trabalho no âmbito da Educação Ambiental. Coordenação/membro da equipa técnica de vários projetos na temática da Educação Ambiental.

Lídia Terra

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Lídia Terra, terminou em 2008 a licenciatura em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é mestre em Ordenamento do Território e SIG, pela Universidade Nova de Lisboa, e encontra-se atualmente a frequentar o Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, da Universidade de Lisboa. Tem experiência em ambiente, ação climática, geomorfologia e riscos naturais, gestão de recursos naturais, dinâmicas sociais e económicas, planeamento urbano, cartografia e sistemas de informação geográfica. Foi uma das duas técnicas da equipa do Município de Loulé que integrou o projeto ClimAdaPT.Local, acompanhando o desenvolvimento e implementação da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé (EMAAC de Loulé). Atualmente é Chefe da Unidade Operacional de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé, Unidade Orgânica criada em dezembro de 2017, com a missão de garantir a implementação, acompanhamento e monitorização da EMAAC de Loulé e contribuir para a dinamização e delineação de políticas e ações com impacto na adaptação e mitigação às AC. Acompanhou o processo da formalização da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, que o município de Loulé integra.

Pramod Kumar Sharma

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Dr Pramod Kumar Sharma, is Senior Director of Education with Foundation for Environmental Education. An Education for Sustainable Development professional with a broad experience of over 20 years. He has worked with wide range of stakeholders that include schools, corporate, programmes focusing on schools systems, rural development issues of tribal communities and has mentored grassroots NGOs for projects in the area of sustainable development.
His Doctoral research is in the area of Assessment of Environmental Literacy. He has a Masters Degree in Business Administration (MBA) also holds an integrated Bachelors Degree in Science and Education B. Sc (H) B.Ed.

X