Vítor Manteigas

Licenciatura em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) do Instituto Politécnico de Lisboa.
Especialização em Segurança e Higiene no Trabalho pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa
Mestrado em Saúde Pública (Especialização em Política e Administração de Saúde) pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Técnico de Saúde Ambiental nos Cuidados de Saúde Primários, a nível local e regional (Serviços de Saúde Pública e Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, respetivamente), de 1996 até 2008, período durante o qual acumulou funções enquanto docente do ensino superior politécnico.
Professor Adjunto da área científica de Saúde Ambiental do Departamento das Ciências e Tecnologias Laboratoriais e Saúde Comunitária da ESTeSL, desde 2008, tendo orientado e arguido diversos trabalhos de investigação, tanto de licenciatura como de mestrado.
Coordenador do Programa Eco-Escolas na ESTeSL desde o ano letivo 2010/2011, tendo coordenado vários projetos e atividades, com mérito reconhecido a nível nacional e internacionalmente, no âmbito dos programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente.
Detentor do título de especialista em Saúde Ambiental desde dezembro de 2014.
Participou numa missão de ensino, que teve lugar no âmbito do Programa de Mobilidade Erasmus, na Universidad de Jaén (Espanha) onde realizou duas conferências tendo como mote as Eco-Universities e como destinatários os docentes e estudantes das licenciaturas em Ciencias Ambientales e em Biología.
Autor de várias comunicações orais e pósteres em eventos de cariz científico, com destaque para o International Conference and Exhibition Healthy Buildings 2009 (Syracuse, EUA), Environmental Health 2011: Resetting our Priorities (Salvador da Baía, Brasil), International Congress on Environmental Health – ICEH 2010, ICEH 2012 e ICEH 2014 (Portugal) e International Meeting of Eco-Universities (Portugal).

Foi ainda presidente da Associação Nacional de Saúde Ambiental e Fundador da Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental.