José Manuel Silva

José Manuel Vieira Silva. Natural de São Vicente, Madeira.

Licenciado em Ensino da Biologia pela Universidade da Madeira.

Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, com tese de mestrado – Implementação da Educação Ambiental da Comunidade, pela ESEAG.

Coordenador do Programa Eco – Escolas, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco desde o ano lectivo 2002/2003.

Representou a escola com a apresentação das boas práticas ambientais adoptadas, em diversos seminários nacionais eco – escolas, através da dinamização de fóruns de professores coordenadores do programa eco – escolas e através da dinamização de workshops. Representou também a escola no encontro eco – escolas em Madrid com uma palestra sobre as boas práticas ambientais na escola e a dinamização de um workshop sobre o biodiesel.

Responsável pela dinamização de diversos projectos de educação ambiental e de conservação da natureza, no seio escolar, a destacar o projecto “Jardins do Mundo”, do qual é autor.

Professor do Quadro de Zona Pedagógica A - afecto à Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Funchal. Exerce funções docentes no 3º ciclo, onde desempenha também o cargo de Coordenador de Área de Projeto.

Formador Acreditado pelo Conselho Científico – Pedagógico da Formação Contínua sob o registo CCPFC/RFO-25444/09 nas áreas e domínios da Biologia/Geologia e Educação Ambiental.

Autor do livro “Geologia da Madeira para Crianças e Jovens” com o depósito legal: 328543/11 e o ISBN: 978-989-686-112-4.

Produtor e locutor do programa de rádio – “Manhãs FM” – na rádio jornal da Madeira – frequência: 88.8 FM.