Filipe Ribeiro

Licenciado em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Marinhos pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Doutorado em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / Universidade da Califórnia – Davis. Actualmente é investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, trabalhando com peixes dulciaquícolas em biologia de espécies exóticas.

Apesar do percurso eminentente académico, tem desenvolvido projectos de transferência de conhecimento científico e comunicação em ciência para a sociedade em geral. Criou em 2002 o projecto Carta Piscicola Nacional (www.cartapiscicola.org), destinado à divulgação do conhecimento científico e técnico sobre os peixes dulciaquícolas para uma plataforma online. Em 2012 criou o curso de identificação de peixes dos ecosistemas dulciaquícolas de Portugal destinado à formação avançada deste grupo. É presidente da Sociedade Ibérica de Ictiologia desde 2014.

É membro fundador e Presidente da Direção da Associação Biodiversidade Para Todos – Projecto BioDiversity4All. Este projecto procura envolver as pessoas com o conhecimento e conservação sobre a Biodiversidade nacional através do portal (www.biodiversity4all.org).