Ação de Formação Creditada Eco-Escolas

Uma parceria CFOR / ABAE

Ação: “Eco-Escolas: inovar, empreender e educar para a sustentabilidade" - 25 horas. 1 crédito

O Seminário Eco-Escolas - funciona também como curso de Formação como o nome oficial de “Eco-Escolas: inovar, empreender e educar para a sustentabilidade" com a atribuição de 1 crédito (25 horas presenciais) para progressão na carreira dos docentes participantes. Neste caso é obrigatória a assinatura de folhas de presença, de acordo com os normativos em vigor. A não assinatura implica a marcação de falta ao fim do período respetivo (manhã/tarde).

1. Os Destinatários da ação são: Educadores de Infância e Professores de todos os Ciclos dos Ensinos Básico e Secundário
  2. Só assinam as folhas de presença, os participantes cujo nome conste da lista de formandos.
  3. Os participantes em Formação Contínua devem cumprir um mínimo de 2/3 das horas previstas (pelo que não podem faltar mais de 8 horas) conforme estipulado no art.º 13.º, alínea 2 do Decreto-lei 207/96, de 02 de Novembro.
  4. Os trabalhos final de avaliação é individual e deverá obedecer aos requisitos constantes do verso. O cumprimento do prazo de entrega de 30 dias após o Seminário, é fundamental para que todo o processo possa ser concluído atempadamente.
    1. Participação nas sessões;
    2. Elaboração de relatório crítico individual sobre o conteúdo do Seminário.
      ou
      Elaboração de uma recensão crítica sobre um dos assuntos tratados durante os Trabalhos.
    3. Apresentação de um plano de ação com a planificação de atividades para pelo menos 1 tema
      ou
      Planificação de uma atividade prática: jogo; atelier; visita, etc.
    A avaliação final terá em conta a assiduidade (peso1) e a classificação obtida no relatório (peso 2).
    A classificação quantitativa, traduz-se numa escala de 1 a 10. A avaliação final terá uma menção qualitativa (Insuficiente; Suficiente, Bom e Muito Bom) e o valor final da classificação quantitativa.
  5. De acordo com a lei em vigor as faltas não podem exceder 1/3 do número de horas presenciais de cada ação. Deste modo o peso das faltas na classificação será o seguinte:

Horas de Falta
    (25h presenciais)
    (Escala de 1 a 10)
    Sem Faltas 10
    30m – 3h30 9
    4h30 – 6h00 8
    6h30h – 8h30 7
    + 8h30 Reprova

6. O certificado de frequência com aproveitamento, caso a ele haja direito, será emitido após o encerramento de todo o processo e enviado diretamente para a morada indicada na ficha de inscrição ou outra a indicar para esse fim.
  7. A ação de Formação é da responsabilidade do Centro de Formação da Associação de Professores de Geografia “Professor Orlando Ribeiro”.

Só serão consideradas as inscrições com todos os elementos de documentação devidamente preenchidos: ficha de inscrição ;fotocópia do Bilhete de Identidade/ cartão de Cidadão); Ficha motivação; Ficha avaliação; Declaração sobre a legislação.

TRABALHOS PARA AVALIAÇÃO FINAL

Para obtenção do máximo de créditos terão de realizar um relatório crítico ou um "paper" - de 6 a 12 páginas de texto (8 a 15 mil caracteres, podendo conter anexos ou fotografias).

Parâmetros de elaboração do relatório crítico
  1. Introdução (aspetos teóricos acerca da importância deste tema para a valorização pessoal e/ou profissional)
  2. Razão da inscrição / expectativas
  3. Descrição das atividades em que participou (Data, Local e Temas abordados)
  4. Metodologia(s) seguida(s) e sua adequação (Sessões plenárias; Visitas de estudo Mesa(s) redonda(s), Trabalho em grupo, Oficinas de trabalho (workshops)
  5. Materiais de apoio / documentação
  6. Satisfação das expectativas
  7. Sugestões para próximas realizações
  8. Conclusão / apreciação global

Parâmetros do “Paper”- recensão crítica
  1. Introdução (razões da escolha do tema)
  2. Enquadramento Teórico
  3. Análise metodológica sobre o tema
  4. Validação científica baseada nos autores que estudaram o tema
  5. Conclusões
  6. Bibliografia
Plano de ação

Quando de um plano de ação como o elaborado durante os fóruns de Professores. As ações planificadas para pelo menos 1 tema deve incluir diagnóstico/situação a melhorar; objetivos; metas; ações e atividades; recursos; intervenientes; calendarização ; instrumentos e Indicadores de avaliação.

Atividade Prática

De apresentação livre: atividade inspiradora que possa ser reproduzida por outros colegas. Exemplo: jogo; atelier; planificação de uma visita/ peddy papper, etc.

Se já se encontra registado na plataforma Eco-Escolas realize o login preenchendo os campos indicados.

Se não possui credenciais de acesso, então realize o seu registo.