Rui Victorino Machado Queirós

Rui Victorino Machado Queirós, nasceu a 20/07/1956.

Terminou o Curso de Engenheiro Silvicultor do Instituto Superior de Agronomia em 20/11/1979.

Entrou ao serviço da Direcção Geral do Ordenamento e Gestão Florestal, actual Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em 02/11/1979, no sector de Protecção da Natureza onde se dedicou às temáticas conservacionistas e à botânica florestal e dendrologia, tendo colaborado na elaboração de diversos planos, estudos e projectos e iniciado o apoio técnico à antiga Administração Florestal de Sintra.

Em 01/01/1990 passou a desempenhar funções na antiga Divisão de Documentação e Informação trabalhando na área da comunicação, sensibilização e divulgação, em fotografia e audiovisuais, tendo colaborado no Boletim Agrário do Ministério da Agricultura, para o qual coordenou a realização de cerca de 100 programas.

Em 07/02/1995 foi transferido para a, então, Zona Florestal da Grande Lisboa, em Sintra, onde desempenhou funções na administração da política florestal nacional e na gestão e conservação do património florestal nesta área geográfica, bem como no apoio técnico ao público, proprietários florestais, estudantes, escolas e outras instituições locais. De 01/10/2000 a 30/09/2003 esteve destacado na Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Em 01/08/2008 regressou aos serviços centrais, em Lisboa, onde passou a desempenhar funções na área da sensibilização para a defesa da floresta, desenvolvendo trabalho de divulgação e comunicação, nomeadamente junto das escolas do ensino básico e secundário.

Representa o Instituto da conservação da Natureza e das Florestas nas comissões nacionais dos programas Eco-Escolas e Eco XXI da ABAE. É membro da Ordem dos Engenheiros e da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e sócio da Liga para a Protecção da Natureza e da Associação Transumância e Natureza.