Elizabete Marchante

Elizabete Marchante licenciou-se em Biologia, pela Universidade de Coimbra, em 1998, obteve o grau de Mestre em Ecologia, em 2002, e o Doutoramento em Biologia, especialidade em Ecologia, em 2008, ambos pela Universidade de Coimbra. Desde 2011 é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Ciências da Vida, da Universidade Coimbra.

Participou em 18 projectos de investigação, na área das invasões biológicas, particularmente com plantas invasoras, sendo Investigador Principal em 2 desses projectos. É (co)autora de 10 artigos ISI e 16 capítulos de livros/livros e outras publicações diversas. Apresentou o seu trabalho em dezenas de Encontros científicos (26 comunicações orais e 18 posters), foi convidada para 17 comunicações orais em encontros científicos e para 35 palestras sobre plantas invasoras em eventos diversos. Colaborou na organização de diversos eventos científicos, desde seminários, workshops, campos de trabalho científicos, etc. (Co)Orientou 19 alunos de licenciatura, mestrado, doutoramento e bolseiros no âmbito de projectos de investigação. Presta Serviço à comunidade através do esclarecimento de questões relativas a plantas invasoras, nomeadamente identificação e gestão destas espécies e deslocação a escolas. Colabora desde 2003 na elaboração e actualização da página http://www.invasoras.uc.pt e posteriormente www.invasoras.pt

Actualmente os seus interesses centram-se na investigação relacionada com redes ecológicas e controlo biológico no contexto das plantas invasoras, na sensibilização ambiental e comunicação de ciência sobre plantas invasoras e na gestão de plantas invasoras e conservação da natureza.