Fátima Lopes Alves

Professora Auxiliar no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, é Licenciada em Planeamento Regional e Urbano ela Universidade de Aveiro, Mestre em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano pela Universidade do Porto e Doutorada pela Universidade de Aveiro em Ciências Aplicadas ao Ambiente. É investigadora integrada do Laboratório Associado - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar.

Desde 1993, tem vindo a colaborar com diversas instituições: INAG, ICNB, CCDR, Câmaras Municipais, empresas e outras Universidades na elaboração de diversos Planos de Ordenamento da Orla Costeira e de Planos de Ordenamento e Gestão de Áreas Protegidas, no continente. Foi ainda coordenadora da equipa externa de vários Planos de Ordenamento da Orla Costeira da Região Açores.

Em 2006 e 2010, co-coordenou a equipa responsável pela elaboração do Relatório Nacional da Execução da Recomendação Europeia sobre Gestão Integrada da Zona Costeira e entre 2009 e 2011 integrou o núcleo de coordenação que elaborou o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional.

Tem participado em diversos projectos de investigação nacionais e internacionais nos programas AIR’94; LIFE’96; LIFE’98; INTERREG IV B; FCT e mais recentemente no 7º Programa Quadro.

Publicou em diversas revistas da especialidade nacionais e internacionais, na área do ordenamento e gestão das zonas costeiras e marinhas, planeamento estratégico e ambiental.