: comunicado de imprensa

: assunto

Eco-Escolas: 500 especialistas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável reunidos na Escola Superior de Tecnologia da Saúde em Coimbra.

Faça o download aqui do comuincado de imprensa (versão pdf).

A Associação Bandeira Azul da Europa(ABAE), secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), organiza, nos próximos dias 22, 23 e 24 de Janeiro, o Seminário Nacional Eco-Escolas 2010, que decorrerá na Escola Superior de Tecnologia da Saúde  em Coimbra (Covões).

O Seminário destina-se: aos professores coordenadores do Programa, em cada escola; aos técnicos dos municípios que nos departamentos da educação ou do ambiente apoiam as Eco-Escolas, e a todos os profissionais ligados à educação ambiental/educação para o desenvolvimento sustentável. Estão inscritos quase cinco centenas de participantes oriundos das mais de 1250 escolas inscritas este ano no Eco-Escolas.

Logo após a sessão de abertura que contará com a presença do Sr. Secretário de Estado do Ambiente, serão entregues às escolas com melhores resultados, os “Diplomas de Qualidade do Programa Eco-Escolas”. Esta qualidade foi aferida através de visitas às escolas realizadas pelas Direcções Regionais de Educação (no caso do território do continente)

No Seminário serão abordados pelos diferentes especialistas convidados (ver Programa em anexo) diversos aspectos relacionados com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e, mais particularmente, com a Metodologia e Temas de trabalho do Programa Eco-Escolas.  Será dada especial ênfase aos tema do Ano – Biodiversidade, Alterações Climáticas e Floresta – estando também prevista a abordagem dos outros temas Eco-Escolas recorrendo a exemplos teórico-práticos: Água, Resíduos, Energia, Mobilidade, Agricultura Biológica Biodiversidade, Ruído e Espaços Exteriores.

Existirão ainda espaços de debate - Fórum Autarquias e Fórum Eco-Escolas - bem como a apresentação de alguns dos projectos inovadores e de qualidade desenvolvidos por, e para, as escolas.

Em paralelo, decorrerá uma Eco-Mostra que integra diversas entidades cujo trabalho se articula com a educação para a sustentabilidade.

A realização deste Encontro resultou de um trabalho de parceria entre a Associação Bandeira Azul da Europa e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, co-responsável pela organização e, mais particularmente, pela visita que encerará o Encontro no dia 24 de Janeiro.

O Seminário Nacional do Programa Eco-Escolas  constitui um dos mais importantes momentos de formação e troca de experiências entre os professores e entidades envolvidas no Eco-Escolas, cujos objectivos são a educação e sensibilização ambientais da escola e comunidade onde se insere, a par da melhoria da gestão ambiental da escola. A educação para a cidadania activa constitui um dos pilares essenciais da aplicação da Metodologia do Programa Eco-Escolas.
Os Projectos de Educação Ambiental de qualidade, desenvolvidos nas escolas portuguesas segundo a metodologia do Eco-Escolas, são reconhecidos no final do ano, através de um Galardão Eco-Escolas- Bandeira Verde, que simboliza a existência nessa escola de uma activa e participada educação pelo ambiente.

Em 2009 o Programa contou com a participação de 1089, escolas em 200 municípios, das quais foram galardoadas 874 escolas portuguesas.
No presente ano lectivo 2009/10 o Programa conta já com a inscrição de 1253 escolas em 226 municípios de todo o país (incluindo não só o continente como os Açores e a Madeira).

A Escola Superior de Saude de Coimbra é a primeira escola de Ensino Superior onde foi reconhecido o esforço de implementação do Programa Eco-Escolas, adaptado às características do Ensino Superior. Pretende-se no futuro desenvolver este conceito por forma a poder alargar o Galardão Eco-Escolas aos estabelecimentos deste grau de ensino.

Este Programa que é coordenado a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (www.abae.pt) e a nível internacional pela Foundation For Environmental Education (FEE).(www.eco-schools.org ). Em alguns dos  quase 50 países onde decorre actualmente o Programa Eco-Escolas ele constitui já um indicador oficial de sustentabilidade.

Em plena Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, este Programa já desde 2003 reconhecido pela UNEP (United Nations Environmental Program) como um dos instrumentos fundamentais para trabalhar o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 21 Local, constitui também em Portugal um dos indicadores chave do Projecto ECOXXI, destinado aos municípios.

: novidades 2010

As novidades para este ano lectivo são:

  • o desenvolvimento de acções no âmbito dos diversos temas do ano: Alterações Climáticas; Biodiversidade - ano internacional; Floresta;
  • a continuidade do Projecto de Visitas às escolas para aferição da “Qualidade do Programa Eco-Escolas” que se realiza desda há 2 anos com o apoio das Direcções Regionais de: Educação (no continente) e Ambiente(nas regiões autónomas);
  • a continuidade do projecto “Escola da Energia” com a proposta de diversas actividades: “Brigada da Energia”; “Código da Energia”; “Protótipos com Energia”; “Matemática da Energia e Pegada Carbónica”. Neste projecto desenvolvido em parceria com a Fundação Galp energia, aborda-se a problemática das Alterações Climáticas, Eficiência Energética e Mobilidade Sustentável;
  • o Projecto Geração Depositrão - associado à recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) em parceria com a ERP Portugal, este ano alargado a todos os graus de ensino e que para além de equip+ar a escola com um equipamento para deposição de pequenos domésticos, incentiva ainda a recolha de REEE bem como a produção de trabalhos criativos subordinados e esta temática;
  • a reedição do concurso “Brigada Verde” , que visa premiar os melhores projectos de intervenção na escola e comunidade ;
  • a reedição do Concurso Nacional “Poster Eco-Código”, este ano na sua 10ª edição;
  • a continuidade e aprofundamento das parcerias com os municípios e o lançamento cípios de propostas de estudos de impacto do Programa Eco-Escolas;
  • a continuidade da divulgação de outros projectos considerados de interesse e qualidade para o desenvolvimento do trabalho das Eco-Escolas.