INFORMAÇÃO AOS PARTICIPANTES

1. As escolas deverão providenciar a sua deslocação, de preferência recorrendo ao apoio do município.

2. Deverão procurar chegar o mais cedo possível - a partir das 9.30 - por forma a que os jovens possam usufruir das actividades que estão previstas para a parte da manhã: feira da escolas, jogos, ateliers, exposições, cavalos, corrida solar, etc.

3. Deverão trazer alimentação para o dia, apesar de estar prevista a distribuição a todos os participantes de um lanche e um gelado pelas 17 horas – hora prevista para o regresso.

4. As escolas que pretenderem colaborar com apresentação de actividades durante o Galardão deverão contactar-nos. As actividades a apresentar neste contexto que se integram no Programa serão de tipo interactivo, como por exemplo ateliers/workshops ou jogos, podendo também ser apresentados alguns trabalhos para exposição/venda. As escolas que pretendam integrar-se nesta “feira das escolas” deverão chegar ao local até às 10 horas.

5. Este ano temos ainda uma outra novidade que se relaciona com a sensibilização para a recolha e reciclagem de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos. Assim, apelamos a todas as escolas para que tragam consigo pequenos aparelhos fora de uso (como por exemplo ferros de engomar, varinhas mágicas, telemóveis, etc.) que serão entregues em Torres Vedras e encaminhados para a reciclagem através da ERP Portugal.

6. O Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas decorre em todo o recinto da Expotorres (os dois pavilhões e o exterior). Todas as escolas se deverão dirigir em primeiro lugar ao Pavilhão onde se encontra localizada a recepção (Pavilhão da Recepção) afim de fazerem o check-in e receberem os sacos, diplomas , t-shirts e mochilas previstas para cada escola. As actividades para os alunos decorrem durante a manhã no “Pavilhão da Recepção” e no exterior.

7. Na Conferência de Imprensa que se realiza às 11 horas no “Pavilhão da Recepção” e destina-se à Imprensa, representantes dos municípios parceiros e restantes convidados. Para esta sessão deverão comparecer para receber os prémios, representantes de todas as escolas premiadas nos concursos do ano, nomeadamente: “Brigada Verde”, “Ambiente & Inovação” e “Escola da Energia” (excepto protótipos). Os prémios do concurso Eco-Código e dos vencedores do concurso de “Protótipos- Escola da Energia”, serão entregues durante a sessão da tarde.

8. A Corrida Solar “Escola da Energia” iniciar-se-à pelas 12.30 em frente ao pavilhão multiusos.

9. Às 14 horas todos deverão dirigir-se ao Pavilhão multiusos, onde decorre a Cerimónia da tarde do Galardão.

10. Para a sessão da tarde todos os participantes se devem dirigir para o Pavilhão multiusos até às 14.30. Quando forem entregues as bandeiras a cada escola, no final da sessão, deverá ir ao palco um representante de cada escola identificado (aluno de preferência). A ordem, de chamada, baseada na distancia ao local, é a que se segue:
    1 - Açores, 2 - Madeira, 3 - Bragança, 4 - Vila Real, 5 - Viana do Castelo, 6 - Braga, 7 - Porto, 8 - Aveiro,
    9 - Viseu, 10 - Guarda, 11 - Castelo Branco, 12 - Coimbra, 13 - Portalegre, 14 - Faro, 15 - Beja, 16 - Évora,
    17 - Setúbal, 18 - Santarém, 19 - Leiria, 20 - Lisboa.
    Dentro de cada distrito os concelhos e respectivas escolas serão chamados por ordem alfabética
    .

NOTA IMPORTANTE:

As bandeiras só serão entregues no palco no final do Programa. As escolas que decidirem abandonar o recinto antes do fim da cerimónia terão de solicitar o envio posterior da bandeira.