COMUNICADO DE IMPRENSA

A Associação Bandeira Azul da Europa, (ABAE/FEE Portugal), solicita divulgação e convida à participação na Conferência de Imprensa de dia 26 de Setembro, pelas 11.30, na Expotorres de Torres Vedras, durante a qual serão reconhecidos e divulgados os 154 municípios portugueses com Eco-Escolas.
Nota1: Este dia contará com a presença do Exmº Sr. Secretário de Estado do Ambiente.
Nota2: Será distribuída na Conferência de Imprensa a informação relativa às Eco-Escolas de cada município.
Nota3: Durante a sessão da tarde está prevista a actuação de André Sardet, iniciativa apoiada pela CGD.
Nota 4: A ERP Portugal realizará durante o evento uma acção de sensibilização e recolha de REEE (resíduos eléctricos e electrónicos).
Contacto: Margarida Gomes (margaridagomes@abae.pt) | Telem: 935373716
Directora Pedagógica da ABAE/FEE Portugal; Coordenadora Nacional do Programa Eco-Escolas.

Nota de Imprensa

12ª Edição do Galardão Eco-Escolas - “Dia Bandeiras Verdes 2008” em Torres Vedras.
Torres Vedras recebe a Festa das Bandeiras Verdes Eco-Escolas e 3500 representantes de escolas e municípios de todos o país.

O município de Torres Vedras, colaborou activamente no acolhimento das cerca de 3500 pessoas, maioritariamente crianças e jovens, que se deslocarão no dia 26 de Setembro, à Expotorres para ir receber a Bandeira da sua escola.
Durante o dia irão decorrer diversas actividades, a partir das 9.30 horas ver exposições, participar em jogos, ateliers e espectáculos diversos – Ver Programa em www.abae.pt/programa/EE/galardao08/

Às 11.30 horas, terá lugar uma sessão de apresentação das novas iniciativas do Programa, destinada à imprensa, municípios parceiros e escolas vencedoras dos concursos anuais Eco-Escolas.

A Bandeira Verde que será hasteada nas 622 escolas de 154 municípios do continente e regiões autónomas, simboliza o reconhecimento da existência de um empenhado trabalho na área da educação ambiental/ educação para a sustentabilidade, seguindo a metodologia do Programa Eco-Escolas.
No 4º ano da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Portugal pode orgulhar-se do envolvimento de mais de 50% dos seus municípios (o Programa decorreu em 176 concelhos).
O Programa Eco-Escolas já desde 2003 reconhecido pela UNEP (United Nations Environmental Program) como um dos instrumentos fundamentais para trabalhar o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 21 Local constitui em alguns dos mais de 45 países onde decorre actualmente um indicador oficial de sustentabilidade.
Em Portugal o Programa Eco-Escolas envolveu em 2007/08, 784 escolas de todos os graus de ensino, oficiais e particulares, sendo no entanto a maioria das escolas envolvidas do ensino básico.
O Programa Eco-Escolas emprega uma metodologia que constitui um valioso contributo para a melhoria da gestão ambiental dentro no espaço escolar, bem como para a mudança de atitudes relativamente ao ambiente dos pais e restante comunidade.
Os passos do Programa Eco-Escolas permitem a criação da que pode ser designada como Agenda 21 Escolar, um dos alicerces da Agenda 21 local.
Desenvolve por outro lado nos estudantes a capacidade de agir e intervir no sentido de melhorar o ambiente envolvente, em suma uma verdadeira educação para a cidadania.

Eco-Escolas: há 12 anos em Portugal

Desde a sua implementação em Portugal desde 1996/97, que o Eco-Escolas tem crescido de forma sustentada, procurando aliar o aumento do número de escolas à qualidade do Programa, o qual é monitorizado e acompanhado em Portugal por uma Comissão Nacional constituída por várias entidades: Ministério da Educação – Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e Direcções Regionais de Educação (DGIDC e DREs); Agencia Portuguesa do Ambiente (APA); Instituto da Água (INAG); Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF); Instituto de Meteorologia (IM); Agência para a Energia (ADENE); Autoridade Florestal Nacional (AFN); Sociedade Portuguesa de Energia Solar (SPES);

Secretaria Regional do Ambiente dos Açores (SRAM); e Direcção Regional do Ambiente da Madeira (DRAmb).
O Projecto é coordenado a nível internacional pela Foundation for Environmental Education (FEE), a nível nacional pela ABAE e, a nível regional pelas Direcções Regionais de Ambiente dos Açores e da Madeira.
O trabalho em conjunto com os municípios em especial com os municípios “parceiros Eco-Escolas” - visa ainda a articulação do projecto a nível local. Os municípios são directamente envolvidos na implementação do projecto nas suas escolas.

Diversos projectos e actividades “alimentam” o Programa

Para além da formação e acompanhamento das escolas, por forma a garantir o desenvolvimento de projectos de qualidade, a ABAE lança ainda anualmente diversas iniciativas, que visam inovar e dinamizar a rede nacional Eco-Escolas, às quais se associam parceiros que contribuem para a sua implementação. De entre eles destacamos:
  • - o Seminário Nacional Eco-Escolas que em 2008 decorreu na Maia e se realiza anualmente destinado a professores e técnicos dos municípios envolvidos:
    http://www.abae.pt/programa/EE/sem08
  • - o “Concurso de Cartazes Eco-Código” que decorre desde 2000 este ano na sua 8ª edição:
    http://www.abae.pt/programa/EE/eco_codigo/2008
  • - o “Brigada Verde”- boas ideias de intervenção na comunidade - iniciativa lançada com o apoio do Mecenas do Programa - Unilever Jerónimo Martins desde 2003, e que em 2006/07 foi dedicado ao tema Floresta:
    http://www.abae.pt/programa/EE/brigada_verde/
  • - o Projecto “Escola da Energia” desenvolvido em parceria com a Galp energia e que entre outras actividades desafiou os eco-estudantes á realização de trabalhos enquadrados nos temas “Eco-Repórter” e da “BD da Energia”, “Cartazes Dá-lhe gás... mas com cuidado”, “Protótipos e carrinhos solares”, e que pode ser visitado em: http://www.abae.pt/programa/EE/ escola_energia/concursos.php
  • - o “Desafio da Poupança” em parceria com a Caixa Geral de Depósitos e o projecto Ciclo da Poupança:
    http://www.abae.pt/programa/EE/desafios
  • - o Concurso Environment & Inovation promovido pela Toyota e Eco-Schools internacional que visa apoiar a concretização de ideias inovadoras e exequíveis relativas ao tema “Alterações Climáticas: Vamos poupar Energia!”:
    http://www.abae.pt/programa/EE/ ambiente_inovacao
  • - O Blog Eco-Escolas que tem estado cada vez mais participado pelas escolas envolvidas que diariamente publicam novidades relativas às suas actividades:
    http://eco-escolas-portugal.blogspot.com/

Eco-Escolas rumo ao futuro

Receber a Bandeira Verde Eco-Escolas é simultaneamente um prémio e um compromisso que a escola assume, na continuidade dum trabalho no sentido do desenvolvimento sustentável.
O tema do ano será em 2008/09 será “Alterações Climáticas e Biodiversidade”. Todas as Eco-Escolas que se inscrevam no ano lectivo 2006/07 deverão abordá-lo, em conjunto com os outros já estabelecidos (água, resíduos, energia- temas base; e ainda opcionalmente: ruído, transportes, espaços exteriores - temas complementares).

Nota: as inscrições para 2008/09 estão abertas até final de Outubro em www.abae.pt

Nota de Imprensa
início