Webinar | Desafios da Biodiver(C)idade | 25 de fevereiro

No âmbito do plano de ação do domínio da Educação Ambiental, a Direção de Serviços de Projetos Educativos (DSPE) da Direção-Geral da Educação (DGE), vai realizar o Webinar intitulado Desafios da Biodiver(C)idade na modalidade remota, no dia 25 de fevereiro, entre as 16:00h e as 17:00h, destinado a docentes, alunos/as a partir do 3.º CEB e cuja temática se centrará nas questões da Biodiversidade na perspetiva da sua recuperação e do planeamento urbano.

Serão palestrantes Clarisse Ferreira, professora de Biologia e Geologia do ensino básico e secundário, e Ricardo Zúquete, Arquiteto e Professor Associado da Universidade Lusíada de Lisboa.  Haverá ainda a intervenção de 2 alunos, que irão relatar as suas experiências em projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente.

No fim da sessão haverá, igualmente, espaço para debate e intervenção dos/as alunos/as e respetivos docentes, com a possibilidade de colocação de questões aos palestrantes.

A sessão é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória e as inscrições são limitadas ao número de lugares, sendo a seleção feita por ordem de inscrição.

.
Data:
25 de fevereiro às 16h
Duração: 1h00
A quem se destina: Professores e alunos.
Inscrições: até 22 de fevereiro.

Inscreva-se aqui!

Programa do Webinar

16h00 Sessão de abertura e boas vindas
Moderador: José Carlos Sousa – Diretor de Serviços de Projetos Educativos da DGE

Desafios da Biodiver(ci)ade 

  • Clarisse Ferreira ‐ professora de Biologia e Geologia do ensino básico e secundário, abordará a temática “Biodiversidade em meio urbano”. Integra a equipa da TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, no serviço educativo e educação ambiental, destacando‐se a vasta experiência no desenvolvimento de atividades científico‐pedagógicas e formação de professores. 
  • Isis Gregório de Lemos – aluna de 8º ano no Agrupamento Marinha Nascente – Escola Pinhal do Rei. Membro do clube da biodiversidade no âmbito do qual desenvolveu o projeto “Os Líquenes e uma escola com ar saudável”.
  • Luis Martins – aluno do 9ºano no Colégio Dom Diogo de Sousa, premiado no concurso Internacional Dark Skies Rangers, Young Reporters for the Environment e vencedor da feira do Hands On Science Network (2018) com comunicação na Faculdade de Biologia da Universidade de Barcelona.
  • Ricardo Zúquete ‐ Arquiteto, Professor Associado da Universidade Lusíada de Lisboa, com funções de coordenador e regente de Projeto na Licenciatura em Arquitetura, sendo autor de programas de estudo e de estratégias didáticas.

16h45 Debate

17h00 Encerramento da Sessão

X