Seminário Nacional Eco-Escolas 2019 | Lagoa

O Seminário Nacional do Programa Eco-Escolas 2019 decorreu nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, em Lagoa, Algarve, e contou com cerca de 400 participantes. O seminário é um evento anual, que tem como principais objetivos reunir professores coordenadores do Programa Eco-Escolas, técnicos dos municípios envolvidos em educação ambiental e outros profissionais ligados à área do Ambiente, visando incentivar a comunicação e a partilha de experiências entre todos.

O programa,com diversos painéis de comunicações, deu particular atenção aos temas do ano do Programa Eco-Escolas 2019: Mar e Floresta. No segundo dia foram dinamizados 10 workshops ,com propostas de atividades relacionadas com os temas do ano, e fóruns de trabalho, onde se incentivou o debate entre os envolvidos no programa Eco-Escolas. Paralelamente, decorreram exposições integradas numa Eco-Mostra, que contou com mais de 50 entidades parceiras.

Durante este evento, os professores tiveram a possibilidade de participar em formações creditadas pelo Centro de Formação Orlando Ribeiro, “Eco-Escolas: Educar para uma Cidadania Interveniente” ou “ClimACT: escolas baixo carbono” em regime de b-learning.

Os participantes foram ainda convidados a participar em vários desafios paralelos, tais como: Olh´o código – jogo de leitura dos eco-códigos; Olh´a árvore – jogo de leitura as Árvores Nativas de Portugal; Reporta e partilha– com o hashtag #seminarioecoescolas2019 e Fotorreportagem “Lagoa”.

Para a cobertura jornalística do evento, esteve presente um grupo de 6 Jovens Repórteres para o Ambiente que durante 3 dias reportou o evento. As reportagens publicadas podem ser consultadas AQUI.