Reflorestação do Pinhal do Rei

No dia 12 de dezembro, a ABAE | Programa Eco-Escolas participou numa ação de reflorestação na Mata Nacional de Leiria. A iniciativa do Ministério de Educação – Secretaria de Estado da Educação, organizada pelos municípios da Marinha Grande e Leiria com o apoio do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, assinalou o lançamento do projeto “A Floresta: uma sala de aula emocionante”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

Esta atividade teve como objetivo, por um lado, iniciar o processo de reflorestação do Pinhal do Rei que, na sequência do incêndio de 15 e 16 de outubro, viu destruída 86% da sua área total e por outro, sensibilizar os alunos  para a importância das florestas como elemento de equilíbrio ambiental.

As 400 crianças e jovens de 10 escolas dos dois municípios, do ensino pré-escolar até ao secundário, plantaram cerca de 2500 árvores de pinheiro-bravo, no talhão que foi cedido pelo ICNF ao Ministério da Educação.

O Programa Eco-Escolas colaborou na organização e na dinamização de atividades de sensibilização ambiental, no âmbito do projeto Brigada da Floresta, que agrega várias iniciativas sobre Floresta, o tema do ano das Eco-Escolas. Além de plantarem pinheiros, os participantes puderam ainda tirar fotografias criativas com mensagens alusivas à preservação das florestas, fazer  origamis de árvores e colocar promessas na Árvore dos Compromissos.

A iniciativa foi divulgada em vários meios de comunicação social, como o Diário de Notícias e TSF e nas página do Município da Marinha Grande, e do Programa Eco-Escolas.

#brigadadafloresta

 

 

 

X