Prova Regional Eco-Cozinheiros de Lisboa

A Escola de Hotelaria e Turismo Lisboa recebeu no dia 15 de maio mais 4 equipas em prova das escolas: EB2,3/S Aquilino Ribeiro, EB Alfredo da Silva, Externato Padre António Vieira, EB 2,3 /Sec. Santo António.

Os jovens entre os 11 e os 18 anos vieram concretizar as suas ementas que foram apreciadas por um júri onde estiveram representados a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção Geral de Saúde, a Escola de Hotelaria de Turismo de Lisboa e a ABAE.  A prova contou ainda com a presença da Agrobio, parceira fundadora do projeto.

Os menus variaram entre pizzas vegetarianas, bacalhau com batatas a murro, arroz de bacalhau e bife de peru com guarnição. Os pequenos eco-cozinheiros em excelente trabalho de equipa preocuparam-se ainda com o empratamento  limpeza e higiene, sempre com a ajuda e vigilância dos alunos da escola anfitriã, também ela uma Eco-Escola, que incorpora os princípios de sustentabilidade nos seus protocolos, práticas e currículos.

Todos os participantes estão de parabéns pelo seu empenho e dedicação. Destacaram-se, no entanto, duas escolas que foram apuradas para a prova Nacional dos Eco-Cozinheiros, que decorrerá já nos próximos dias 29 e 30 de maio na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste:
Externato Padre António Vieira
– EB 2/3 e Sec. Santo António

Um especial agradecimento à Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, à direção e em especial ao Chefe Luís Figueiredo e à turma de Culinary arts, cuja colaboração foi indispensável à excelente prestação destes jovens Eco-Cozinheiros.

As provas dos eco-cozinheiros são o culminar do projeto da Alimentação Saudável e Sustentável, onde se propõe às Eco-Escolas, a criação de eco-ementas que sejam saudáveis  e sustentáveis, com o objetivo de serem reproduzíveis nas cantinas escolares e que possam desta forma servir de exemplo para uma mudança na alimentação das crianças e jovens.
Saiba mais sobre as provas aqui e veja mais fotografias desta prova.

Apoios: